São Paulo, sexta-feira, 21 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BARBARA GANCIA

Beleza só era fundamental para o Poetinha

Alguém deve estar sabotando nossos reservatórios de água. Só pode ser isso. Algum terrorista de origem albanesa anda colocando ácido lisérgico, o poderoso LSD, na água que sai de nossas torneiras.
Essa é a única explicação que pode dar sentido à revolta e à perplexidade exibidas pela patota que aspirava a converter o Rio em sede das Olimpíadas de 2012 assim que o COI (Comitê Olímpico Internacional) anunciou o corte da candidatura tapuia.
No telejornal da Globo, uma atleta de alta performance acusou: "Fomos vítimas do preconceito". Deve estar tomando água diretamente da torneira.
O ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, reclamou que Nova York, uma das candidatas ainda no páreo, "tem problemas de segurança mais sérios do que o Rio". Na iniciativa privada, um executivo que emitisse essa opinião diante de um grupo de jornalistas seria aconselhado na hora a tirar férias ou a se entregar aos cuidados de um especialista no tratamento de alucinações.
Marcus Vinícius Freire, coordenador técnico do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), reagiu à eliminação da cidade maravilhosa com surpresa: "Não foi um balde de água fria, foi uma chuveirada". Timothy Leary, perde.
Note que a apreciação da candidatura carioca feita pelo comitê internacional é de uma generosidade de mãe. Para não dizer que nosso projeto está mal formulado, que é fantasioso ou que é abertamente mentiroso, o comitê apenas disse que o relatório brazuca está "fora da realidade".
O veredicto do comitê usou um leque de outros eufemismos para destrinchar cada segmento de nossa apresentação. O planejamento financeiro foi considerado "otimista", o de transporte público, "irreal", e a análise sobre a segurança foi enquadrada na categoria "complexa".
O Rio trata aos pontapés os estrangeiros que trazem dólares para gastar na cidade. A violência carioca é conhecida interplanetariamente, assim como a precariedade de seu transporte. A cidade não dispõe nem mesmo de quartos de hotel em número suficiente para hospedar um evento desse porte. Nenhum planejamento, por mais esmerado que fosse, conseguiria reverter essa situação em oito anos. Contar que beleza, calor e simpatia se sobreponham a esses percalços é delírio.
Ou, quem sabe, é apenas uma maneira de justificar as passagens aéreas de primeira classe e as estadas em hotéis de luxo usadas no lobby para lançar a candidatura carioca.

QUALQUER NOTA

Dia seguinte
Tudo nos EUA se transforma em cifrões. Assim que a Corte Suprema decidiu não interferir nos casamentos gays realizados em Massachusetts, na internet começaram a pipocar sites oferecendo serviços de aconselhamento legal para gays que desejam se separar. Confira o site www.gaydivorce.com.

Fasano em casa
Mario Edison, um dos melhores pianistas da noite paulistana, acaba de lançar um CD que está me tirando o sono. Toda vez que coloco "Uma Noite no Baretto" para tocar, fico me olhando em volta para ver se o excelente maître Hélio vai surgir com uma tigela de pistache.

E-mail - barbara@uol.com.br www.uol.com.br/barbaragancia

Texto Anterior: Licitação de varrição seria alvo de acerto
Próximo Texto: Qualidade das praias: Balneabilidade piora em São Sebastião; mar ficará agitado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.