São Paulo, sexta-feira, 21 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Artistas "pintam" SP para lentes de satélite

Imagens inusitadas e gigantescas desenhadas no chão da cidade vão virar documentário

Vila Madalena ganhou o desenho de uma fechadura e Pacaembu, o de uma capivara; em Pinheiros, participantes escreveram "SOS"

RICARDO WESTIN
DA REPORTAGEM LOCAL

No sábado, por volta das 10h30, um satélite americano que orbitava no espaço direcionou sua lente sobre São Paulo e tirou uma fotografia de alta resolução ao estilo Google Earth.
Entre os arranha-céus de sempre, um observador mais atento vai notar nessa foto imagens gigantescas e estranhas à cidade, como o buraco de uma fechadura na Vila Madalena, um SOS em Pinheiros ou uma capivara no Pacaembu.
As inusitadas imagens, cerca de três dezenas ao todo, foram pintadas no chão quase simultaneamente por artistas que atenderam ao chamado do colega Daniel Lima, 37. Ele os desafiou a fazerem em diversos pontos qualquer tipo de intervenção que pudesse ser enxergado pelo satélite.
"Propus uma discussão sobre a capacidade de interferir coletivamente nas estruturas de controle e vigilância de escala global. É um processo poético de criação de "ruídos" na representação de São Paulo", afirma.
A fechadura na Vila Madalena -com dez metros de comprimento- foi pintada num estacionamento vazio pelos artistas Geandre Tomazoni, 33, e Fafi Prado, 39. "O satélite vê e vigia muita coisa, mas não o que está além do buraco da fechadura", explica Fafi.
Daniel Lima venceu um concurso artístico promovido pelo Itaú Cultural. Recebeu o dinheiro para contratar o satélite.
Agora ele usará as fotos de São Paulo e vídeos dos artistas criando suas imagens no chão para montar um documentário de oito minutos chamado "O céu nos observa".
O mapa com as intervenções será colocado na página oceunosobserva.blogspot.com.


Texto Anterior: Menino de 10 anos chefia quadrilha de tráfico, diz PM
Próximo Texto: Estados Unidos: Turistas de 36 países dispensarão formulário de papel
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.