São Paulo, sábado, 21 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

por aí

Higienópolis dá o que falar

Bairro do centro sempre esteve presente nos assuntos da cidade

Higienópolis ficou no centro das atenções depois da polêmica sobre a construção da nova estação do metrô, mas não é de hoje que o bairro está presente nas rodas de conversas pela cidade.
A área já surgiu virando assunto, como um dos primeiros empreendimentos imobiliários de alto padrão, no final do século 19.
Já em 1902 chamou a atenção durante a construção da Vila Penteado, chamada de "casa das riscas esquisitas" pelos paulistanos, que ainda não conheciam as construções art noveau. Hoje, no local (rua Maranhão, 88) funciona a pós-graduação do curso de arquitetura da USP.
Na esquina da av. Higienópolis com a Albuquerque Lins, o palacete do barão do café Nhonhô Magalhães sempre apareceu como "mal assombrado" -em conversas da época e nos blogs.
Seu proprietário morreu antes de se mudar para lá, e dois filhos foram achados mortos -um afogado na banheira, outro, enforcado no lustre. O imóvel tombado, com cinco pavimentos e miniteatro, já foi sede da Secretaria da Segurança Pública.
Comprado em 2005 por R$ 19,55 milhões para fazer parte da expansão do shopping Higienópolis, está sendo restaurado. A previsão é que as obras acabem em 2013 -o lugar terá um centro cultural.
O casarão de dona Veridiana, um dos primeiros e mais luxuosos do bairro, abrigou encontros culturais e é tido como um dos berços da Semana de Arte Moderna de 22.
No lugar (av. Higienópolis, 18) está o Iate Clube de Santos, palco de casamentos e lançamentos de livros e que também será restaurado.
Hoje trunfo de construtoras, edifício com área de lazer causou estranheza em 1959.
O Bretagne (av. Higienópolis, 938) foi o primeiro com piscina -o ator Roy Rogers veio para a inauguração, publicada nas colunas sociais.
A imprensa também publicou, em 2010, o caso da frequentadora proibida de usar biquíni no parque Buenos Aires -a decisão dividiu usuários, mas regulamento posterior acabou liberando o traje.

CURIOSIDADES HISTÓRICAS

BULEVAR
A av. Higienópolis já teve a elegante alcunha de Boulevard Martinho Buchard, em homenagem a um dos loteadores do bairro

O JAPONÊS...
Em 1970, o cônsul do Japão Nobuo Okuchi foi sequestrado em Higienópolis. O resgate exigido foi a soltura e o exílio de cinco presos políticos

...E O PUBLICITÁRIO
Washington Olivetto foi sequestrado em dezembro de 2001 após sair de sua agência, que ficava no bairro

VIZINHAS
Maria Antônia, dona Veridiana e Angélica, hoje nomes de importantes vias da região, eram donas de palacetes

LUZ VERMELHA
O bandido, que antes de ser preso chegou a ser chamado nos jornais de "mascarado da lanterna vermelha", atacou na rua Bahia e beijou a mão das mulheres antes de sair da casa



NÃO É POR AÍ

TRAVESSIA PERIGOSA SEM FAIXA PARA PEDESTRE NA ZONA OESTE

Quem está na avenida Francisco Matarazzo, esquina com a avenida Pompeia, mais especificamente em frente à saída de pedestres do shopping Bourbon, precisa fazer uma grande volta para chegar ao outro lado da via.
Isso porque a sinalização pede para atravessar a av. Pompeia, a Matarazzo e novamente a Pompeia para chegar ao destino.
Por isso, pedestres acabam se arriscando ao cortar caminho pela travessia mais rápida -porém, sem sinalização adequada -, e acabam tendo de correr para não serem atingidos por veículos.
A CET diz que, "em razão da baixa demanda de pedestres", a atual configuração da travessia garante maior segurança. Porém, "devido aos novos empreendimentos" na região, estão previstas alterações na sinalização.

Paredão A parte externa do museu Afro Brasil, no parque Ibirapuera, vai ganhar um mural de 20 metros. Ele será pintado pela muralista norte-americana Chanel Compton e por jovens de projetos sociais. O evento faz parte do 1º Encontro Afro-Atlântico de Museus, que vai de terça a sexta-feira.

Intervalo Foi reaberta licitação para escolher empresa que explorará o café/restaurante do Theatro Municipal, que passa por reforma e abrirá ao público no mês que vem.

Por ALESSANDRA BALLES, com ADRIANO BRITO


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Bichos - Vivien Lando: Vamos engolir esse sapo?
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.