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Rede estadual patina em matemática
Saresp mostra que alunos do 3º ano do ensino médio têm conhecimento na disciplina adequado a criança de 10 anos
7 em cada 10 escolas tiveram desempenho ruim em ciências; já em português, só 3 colégios têm nível adequado
DE SÃO PAULO
DO "AGORA"
Em mais de 8 de cada 10
escolas estaduais de ensino
médio da capital paulista, os
alunos do último ano não sabem o conteúdo de matemática esperado para a série.
O desempenho obtido por
eles equivale ao que é adequado para estudantes do 5º
ano do fundamental -ou seja, alunos com 10 anos.
Os dados são de um ranking das escolas estaduais
feito pela reportagem com
base no Saresp, exame do governo paulista.
A avaliação mede os conhecimentos dos alunos de
3º, 5º, 7º e 9º anos do ensino
fundamental e do 3º ano do
ensino médio. Os estudantes
fazem provas de português,
matemática e ciências.
As notas de cada escola foram divulgadas anteontem.
Apesar de a situação no
ensino médio ser mais grave
em matemática, ela também
não é animadora em ciências
da natureza (que engloba física, química e biologia).
Nessa área, em 7 de cada
10 escolas da capital, os estudantes tiraram notas consideradas "insuficientes" em
escala feita pelo governo de
SP -antes, o conceito "insuficiente" recebia na escala o
nome de "abaixo do básico".
Em matemática e ciências,
isso significa uma nota abaixo de 275 pontos -a avaliação vai até 500 pontos.
Em português, 22% das escolas também tiveram tiveram nota insuficiente (no caso dessa disciplina, significa
menos de 250 pontos).
O conjunto de conceitos
tem hoje também as divisões
"avançado" e "suficiente"
(que engloba os antigos "básico" e "adequado").
Apesar de agora ser considerado "suficiente", o básico
significa que os estudantes
demonstram "domínio mínimo" dos conteúdos.
Neste último Saresp, no
caso das 603 escolas de ensino médio da capital, só 3 três
estão no conceito "adequado", e mesmo assim só na
disciplina de português. Nas
outras matérias, não há nenhuma escola "adequada".
Ficam no "adequado" alunos que demonstram domínio "pleno" do conteúdo desejável para o seu ano.
"Isso indica que a aprendizagem dos alunos está muito
baixa. Nenhuma escola deveria estar no "insuficiente".
É preciso com urgência um
estudo para averiguar as
causas disso", diz Ocimar
Alavarse, professor da Faculdade de Educação da USP.
Para ele, as últimas políticas do governo, como a adoção de apostilas, já deveriam
estar dando resultado e as
notas aumentando.
No entanto, dados gerais
do Saresp, divulgados em
março, já mostravam que os
formandos do ano passado
no ensino médio e também
no fundamental apresentaram um nível de aprendizagem igual ou até pior que os
estudantes que se formaram
dois anos atrás.
O único sinal de melhora
foi no 5º ano do fundamental. Em matemática, as médias têm crescido desde
2007: de 182,5 para 204,6.
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