São Paulo, quinta, 21 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SP cria serviço para achar remédio falso

da Reportagem Local

A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo está criando um serviço de denúncia de reações negativas a remédios e vacinas. A idéia surgiu após a apreensão de vários medicamentos falsos pela polícia.
O Programa de Notificações de Reações Adversas, como foi chamado, irá distribuir formulários em todas as unidades de saúde do Estado (postos e hospitais).
A idéia é que a Vigilância Sanitária consiga centralizar todas as reclamações para, no futuro, planejar alguma ação.
Hoje, qualquer reação negativa (a uma vacina ou a algum remédio, por exemplo) só chega ao conhecimento da secretaria por meio de denúncia. A idéia é fazer com que esses problemas sejam denunciados rotineiramente.
Fiscalização
Esses formulários vão orientar as ações da vigilância. "A partir desses formulários, poderemos fiscalizar e investigar melhor os problemas, com mais agilidade", afirma Sonia Gil, da Vigilância Sanitária do Estado.
O programa segue uma série de medidas da secretaria para tentar investigar a rota dos remédios falsos. "Isso é um problema policial, mas também estamos ajudando."



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.