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TRANSPORTE
Para os ônibus, prefeitura vai reembolsar 33 passagens diárias; não está prevista uma exigência de comprovação
Lotações vão receber por 15 idosos ao dia
DO "AGORA"
A Prefeitura de São Paulo vai
pagar, em média, pelo transporte
gratuito de 15 idosos por dia em
cada uma das 4.667 lotações. Para
os 8.415 ônibus, a média diária de
reembolso será de 33 idosos.
O que ninguém poderá garantir
é que esses passageiros vão mesmo deixar de ter o embarque recusado -a única intenção do
subsídio definido pela prefeitura.
Por um lado, cooperativas de lotação e empresários de ônibus receberão o repasse do dinheiro público a partir de uma média de
idosos potencialmente transportados. Ou seja: não terão que provar o número de idosos que foram efetivamente transportados.
Por outro, a arma que o poder
público tem contra abusos, a fiscalização, continuará, segundo a
SPTrans (empresa municipal que
cuida do transporte), exatamente
com a mesma estrutura com a
qual funciona hoje -400 homens. É esse grupo que, há pelo
menos três meses, não tem conseguido impedir que os passageiros
com 60 anos ou mais sejam barrados no transporte coletivo.
Pior: os perueiros dizem que, se
não recusarem nenhum idoso, levarão, por dia, cerca de 20 deles
-mais do que calcula o governo.
Ou seja: podem voltar a alegar que
estão registrando prejuízo, deixando os idosos nos pontos.
O subsídio ao sistema de transportes -sempre criticado pelo
PT- foi definitivamente ressuscitado anteontem, com a publicação, no "Diário Oficial" do município, da destinação de R$ 119 milhões para cobrir o transporte
gratuito de idosos.
O montante equivale aos embarques de idosos de junho a dezembro -ou seja, R$ 17 milhões
por mês ou 330 mil passagens por
dia. A verba para o subsídio virá
do "excesso de arrecadação do
governo", que ainda não explicou
onde arrecadou mais do que previu. O pagamento será mensal, e o
primeiro, retroativo a junho,
ocorrerá em julho.
A estimativa de demanda é resultado de uma pesquisa realizada em 1997 por empresas gerenciadoras e especialistas em transporte público.
Das 330 mil passagens diárias,
segundo o diretor-adjunto de gestão econômica e financeira da
SPTrans, Adauto Farias, 70 mil
irão para lotações. "Contamos
com as denúncias da população e
com a fiscalização para combater
os perueiros que não cumprirem
a lei", disse ele.
A sanção para quem continuar
recusando os idosos não foi definida, mas, segundo o secretário
Jilmar Tatto (Transportes), isso
"será caso de polícia".
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