São Paulo, segunda-feira, 21 de junho de 2010

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Metrô passa a cobrar hoje passagem na linha 4

Desde a inauguração, nova rota era gratuita; bilhete irá custar R$ 2,65

Linha, que tem apenas duas estações abertas, continuará operando apenas das 9h às 15h, de segunda a sexta-feira

DE SÃO PAULO

Após quase um mês de gratuidade para os usuários, começa hoje a cobrança de tarifa na nova linha 4-amarela do metrô -o valor é de R$ 2,65, o mesmo praticado nas outras linhas do sistema.
Todos os bilhetes usados nas outras linhas funcionarão na linha 4 e a integração será total, ou seja, não será preciso pagar nova tarifa para entrar na nova linha.
A linha 4-amarela é a primeira da cidade operada pela iniciativa privada. A responsável é a Via Quatro, do grupo CCR, que administra rodovias como a Presidente Dutra, a Anhanguera, a Bandeirantes e o Rodoanel.
A partir de hoje, com o início da operação comercial, a Via Quatro terá o direito de operar por 30 anos a nova linha do metrô paulistano.
O horário de operação da linha 4-amarela ainda não muda: continuará das 9h às 15h de segunda a sexta-feira. Não há data para que nova linha passe a operar nos mesmos horários do restante do sistema -todas as estações abrem às 4h40 e fecham a partir da meia-noite.
A linha -que, por enquanto, tem apenas duas estações ligando o largo da Batata, em Pinheiros, à avenida Paulista- foi aberta em 25 de maio.

INTEGRAÇÃO
A integração da linha amarela com o restante do sistema sobre trilhos por enquanto é feita só na estação Paulista, que se liga à estação Consolação da linha 2-verde por uma esteira rolante.
No futuro, a nova linha terá integrações também nas estações República (linha 3-vermelha), Luz (linha 1-azul) e Pinheiros (linha 9-esmeralda da CPTM). Está prevista ainda uma ligação com um futuro sistema de monotrilhos na região do Morumbi.
Quando estiver concluída, a linha 4-amarela vai ligar a Vila Sônia (zona oeste) à Luz (centro). Atualmente estão em funcionamento 3,6 km do total de 12,8 km previstos.
Serão 11 estações no total. Ainda neste ano, afirma o governo do Estado, as estações Pinheiros e Butantã entrarão em funcionamento. Em abril será a vez de República e Luz. As demais, até 2014, quando as obras serão concluídas.
A linha 4-amarela é considerada a mais importante do sistema de metrô da cidade pela capacidade que terá, de acordo com especialistas, de tirar carros das ruas.
Ela liga a zona oeste ao centro pelo corredor das avenidas Francisco Morato, Eusébio Mattoso, Rebouças e Consolação, um dos trechos mais congestionados do trânsito de São Paulo.
A conclusão da linha ocorrerá quase 70 anos após ter sido pensada. O primeiro projeto da linha foi feito em 1945 e foi incorporado ao projeto da rede básica de metrô da cidade, de 1968.


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