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Metrô passa a cobrar hoje passagem na linha 4
Desde a inauguração, nova rota era
gratuita; bilhete irá custar R$ 2,65
Linha, que tem apenas
duas estações abertas,
continuará operando
apenas das 9h às 15h, de
segunda a sexta-feira
DE SÃO PAULO
Após quase um mês de
gratuidade para os usuários,
começa hoje a cobrança de
tarifa na nova linha 4-amarela do metrô -o valor é de R$
2,65, o mesmo praticado nas
outras linhas do sistema.
Todos os bilhetes usados
nas outras linhas funcionarão na linha 4 e a integração
será total, ou seja, não será
preciso pagar nova tarifa para entrar na nova linha.
A linha 4-amarela é a primeira da cidade operada pela iniciativa privada. A responsável é a Via Quatro, do
grupo CCR, que administra
rodovias como a Presidente
Dutra, a Anhanguera, a Bandeirantes e o Rodoanel.
A partir de hoje, com o início da operação comercial, a
Via Quatro terá o direito de
operar por 30 anos a nova linha do metrô paulistano.
O horário de operação da
linha 4-amarela ainda não
muda: continuará das 9h às
15h de segunda a sexta-feira.
Não há data para que nova linha passe a operar nos mesmos horários do restante do
sistema -todas as estações
abrem às 4h40 e fecham a
partir da meia-noite.
A linha -que, por enquanto, tem apenas duas estações
ligando o largo da Batata, em
Pinheiros, à avenida Paulista- foi aberta em 25 de maio.
INTEGRAÇÃO
A integração da linha amarela com o restante do sistema sobre trilhos por enquanto é feita só na estação Paulista, que se liga à estação Consolação da linha 2-verde por
uma esteira rolante.
No futuro, a nova linha terá integrações também nas
estações República (linha 3-vermelha), Luz (linha 1-azul)
e Pinheiros (linha 9-esmeralda da CPTM). Está prevista
ainda uma ligação com um
futuro sistema de monotrilhos na região do Morumbi.
Quando estiver concluída,
a linha 4-amarela vai ligar a
Vila Sônia (zona oeste) à Luz
(centro). Atualmente estão
em funcionamento 3,6 km do
total de 12,8 km previstos.
Serão 11 estações no total.
Ainda neste ano, afirma o governo do Estado, as estações
Pinheiros e Butantã entrarão
em funcionamento. Em abril
será a vez de República e Luz.
As demais, até 2014, quando
as obras serão concluídas.
A linha 4-amarela é considerada a mais importante do
sistema de metrô da cidade
pela capacidade que terá, de
acordo com especialistas, de
tirar carros das ruas.
Ela liga a zona oeste ao
centro pelo corredor das avenidas Francisco Morato, Eusébio Mattoso, Rebouças e
Consolação, um dos trechos
mais congestionados do
trânsito de São Paulo.
A conclusão da linha ocorrerá quase 70 anos após ter
sido pensada. O primeiro
projeto da linha foi feito em
1945 e foi incorporado ao projeto da rede básica de metrô
da cidade, de 1968.
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