São Paulo, domingo, 21 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE
Expectativa é vacinar 16 milhões de crianças
Campanha vacina 27% até

da Agência Folha

Cerca de 27% das crianças com idade até cinco anos foram vacinadas contra a paralisia infantil no Estado de São Paulo até as 12h de ontem, segundo a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
Esse número corresponde a 988.398 crianças, das cerca de 3,2 milhões que a secretaria estimava vacinar até as 17h.
"No primeiro dia de vacinação no ano passado, cerca de 24% das crianças haviam sido vacinadas até o meio-dia", disse Clelia Aranda, diretora da Divisão de Imunização da Secretaria de Saúde.
Segundo Aranda, em 1997 a velocidade de vacinação foi menor porque as crianças receberam vacina injetável contra o sarampo.
Ela disse que o objetivo de vacinar os 3,2 milhões de criança no Estado deveria ser atingido porque o movimento era semelhante ao de anos anteriores. A previsão era de que aumentasse no início da tarde.
A campanha foi aberta aberta ontem de manhã em São Paulo pelo ministro da Saúde, José Serra, na UBS (Unidade Básica de Saúde) Vila Espanhola (zona norte).
Por volta das 8 h, Serra chegou ao posto acompanhado do secretário estadual da Saúde, José da Silva Guedes, e da primeira-dama do Estado, Lila Covas.
As primeiras crianças imunizadas foram dois sobrinhos do ministro. Segundo Serra, a expectativa do governo era vacinar, só no dia de ontem, 16 milhões de crianças em todo o país.
O frio e a neblina registrados no início da manhã em Curitiba e região metropolitana fez com que a procura pelos postos de vacinação ficasse abaixo do esperado.
A chuva também atrapalhou o começo da vacinação em Fortaleza e Recife. Com o final da chuva, a vacinação seguiu normal nas duas cidades e a expectativa era a de que as metas de vacinação fossem cumpridas.
O presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) vacinou ontem uma criança após cerimônia de comemoração dos 90 anos da imigração japonesa para o Brasil, em Rolândia (PR).




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.