São Paulo, domingo, 21 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PLANTÃO

Reunião traz esperança para retardo hereditário

JULIO ABRAMCZYK

Uma reunião que termina hoje nos Estados Unidos traz novas esperanças aos familiares e portadores de uma doença hereditária que provoca retardo mental. Na 8ª Conferência Internacional sobre a Síndrome do X-Frágil, instalada na quarta-feira, em Chicago, novas formas de atenção aos portadores foram relatadas, visando uma adequada incorporação à vida diária.
Uma característica dessa reunião é a participação não só de médicos, geneticistas, pesquisadores e profissionais de áreas correlatas da saúde como fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais, mas também de familiares dos pacientes e de educadores.

Participação brasileira
O Brasil participou da conferência por meio dos representantes da Fundação Brasileira da Síndrome do X-Frágil (e-mail: xfragil@zaz.com.br), o médico Ricardo Halpern e a fonoaudióloga Lisete Annes Henriques, ambos de Porto Alegre (RS).
Em sua fala, Halpern abordou a ausência, nos programas de inúmeras escolas médicas, dos problemas de crianças e adolescentes portadores de deficiências. Alertou ainda para a importância do diagnóstico precoce, pelos pediatras, da síndrome do X-Frágil e de outras deficiências hereditárias.
A fonoaudióloga Lisete Annes Henriques, com base em sua experiência de 25 anos na área, relatou os bons resultados alcançados pela estimulação da linguagem oral e nos processos de leitura e escrita usando estratégias de motivação e recursos relacionados aos interesses e à experiência de vida dos próprios pacientes.

FÉRIAS

Alguns retornam cansados
Nem sempre férias são sinônimo de descanso. Pesquisa realizada pelo Instituto Gallup, nos Estados Unidos, mostra que parte das pessoas que sai de férias retorna exausta. Entre as causas, foram identificadas ausência de planejamento para a viagem, insônia ao modificar hábitos normais no horário de dormir e acomodações desconfortáveis durante a viagem.

CORAÇÃO

Incor dá curso para leigos
O Departamento de Nutrição do Incor (Instituto do Coração do HC-FMUSP) promove para o público em geral, no dia 27, das 8h às 17h, o curso "Como cuidar de seu coração". Além de palestras abordando os fatores de risco para o coração, será realizada uma oficina de nutrição e saúde com nutricionistas do Incor. Informações pelo tel. 0/xx/11/3069-5428.



Texto Anterior: Garoto teria se recuperado nos EUA
Próximo Texto: Notas - Coração: Incor promove curso sobre práticas saudáveis
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.