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Estudos mostram o que o professor lê
MARTA AVANCINI
enviada especial a Campinas
A crença de que o brasileiro é
um povo que não lê -ou que lê
muito pouco- pode estar mascarando, na verdade, uma visão
preconceituosa do que é leitura.
Essa é a hipótese que orienta as
discussões do 12º Cole (Congresso de Leitura do Brasil), que está
sendo realizado até sexta-feira na
Unicamp, em Campinas (SP).
A hipótese se baseia em um descompasso entre essa idéia e o
mercado editorial brasileiro. "A
venda de livros no Brasil é expressiva, mas inclui textos que não são
considerados "adequados". Existe
uma idéia pré-concebida do que é
leitura, baseada no registro erudito", diz Márcia Abreu, da ALB
(Associação de Leitura do Brasil).
Os resultados de algumas pesquisas sobre o perfil do professor
enquanto leitor, apresentadas ontem, vão na direção da hipótese
defendida pelos organizadores do
evento. Paralelamente, também
revelam os limites da relação dos
professores com a leitura.
O trabalho, "Até gosto, mas não
leio", realizado por Luciana Giovanni e Cristiane Pepe com professores de ensino fundamental
em Araraquara (interior de São
Paulo), revela os limites da relação com a leitura.
Entre as formas de lazer preferidas pelos professores, a leitura fica em quarto lugar, atrás da TV,
dos filmes e de atividades com a
família. No plano profissional, a
leitura aparece como uma fonte
de referência entre outras.
Para as pesquisadoras, até existem práticas de leitura entre os
professores, mas muitos não as
identificam como tais. Desde que
a pesquisa começou, estão sendo
realizadas atividades para ampliar a relação deles com os livros.
Outro trabalho, "Práticas de leitura das professoras no meio rural", de Vânia Costa Dias, tentou
mapear as práticas de leitura de
professoras que lecionam e residem em comunidades rurais do
vale do Jequitinhonha (MG).
Dentro do universo pesquisado,
as práticas de leitura são condicionadas pela Igreja e a escola, o
que aponta para a necessidade de
ampliar as "instâncias de leitura",
visando ampliar a relação delas
com os textos.
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