São Paulo, sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

França encerra buscas pelas caixas-pretas de Airbus

Por um mês, navio rastreou região da queda no Atlântico

CÍNTIA CARDOSO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE PARIS

O BEA (Escritório de Investigação e Análise, na sigla em francês) informou ontem que a segunda fase das buscas pelos destroços e pelas caixas-pretas do Airbus-A330 da Air France estão terminadas.
O avião caiu no oceano Atlântico no dia 31 de maio e levava 228 pessoas a bordo.
De acordo com o comunicado do BEA, a primeira etapa priorizou a localização das caixas-pretas.
Já nessa segunda etapa -iniciada em 14 de julho- foi explorada uma área com um raio de 75 km. Além disso, com o auxílio de equipamentos submarinos, os investigadores tentaram rastrear um perímetro até um pouco mais amplo .
No entanto, "não foi possível localizar partes da fuselagem do avião", concluiu o órgão responsável pela investigação das causas do acidente.
Por aproximadamente um mês, os investigadores foram conduzidos por um navio do Instituto Francês de Pesquisas para a Exploração do Mar (Ifremer), o "Pourquoi Pas", equipado com dois veículos, o pequeno submarino Nautile e o robô Victor. O navio voltou ontem para o Senegal.

Terceira fase
Nas próximas semanas, o BEA vai reunir investigadores internacionais "para analisar o material recolhido com o objetivo de preparar a terceira fase das investigações".
De acordo com o BEA, especialistas brasileiros, americanos e alemães participarão dessa etapa, que não tem data para terminar.
Thomas Enders, o presidente da Airbus, afirmou que a companhia estaria disposta a "apoiar a continuação da investigação mediante uma contribuição importante". O valor desembolsado poderia chegar a 20 milhões ao longo de, pelo menos, três meses. Segundo o BEA, as investigações estão "longe de serem concluídas".


Texto Anterior: Taxista acusa de agressão vigia da mesma loja
Próximo Texto: Cliente poderá reclamar via internet de call centers
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.