São Paulo, sábado, 21 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Argentina registra 3 casos de sarampo e lança vacinação

Após anúncio de cinco casos no Brasil, país vizinho tem registros relacionados a viagens à África do Sul

Autoridades de saúde de PA e RS começaram a rastrear pessoas que tiveram contato com os pacientes brasileiros

GUSTAVO HENNEMANN
DE BUENOS AIRES

DE PORTO ALEGRE
DE BELÉM

Na mesma semana em que o Brasil voltou a diagnosticar casos de sarampo, a Argentina anunciou três registros da doença na Grande Buenos Aires e lançou uma campanha nacional de vacinação.
O Ministério da Saúde decidiu emitir alerta na capital e na Província de Buenos Aires, onde o vírus pode estar circulando, diz o governo.
Além de lançar campanha para completar a imunização de quem só tomou a primeira dose da vacina, o ministério baixou para seis meses a idade mínima do público-alvo.
Segundo as autoridades sanitárias, até agora todos os casos são importados ou relacionados à "importação". O país não registra casos autóctones (contraídos em seu território) desde 2000.
Os novos casos são de um argentino de 30 anos e de um sul-africano de 16, que apresentaram os sintomas no início de agosto, após voltarem da África do Sul, onde assistiram à Copa do Mundo. O terceiro caso é o de um bebê, filho do argentino infectado.

BRASIL
Autoridades de saúde do Rio Grande do Sul e do Pará, Estados que anunciaram casos de sarampo nesta semana, começaram a rastrear pessoas que tiveram contato com os pacientes. O Brasil não registrava nenhum caso da doença havia quatro anos.
A Secretaria da Saúde do RS afirma que duas irmãs foram infectadas em Buenos Aires. As duas estão isoladas na UTI e passam bem.
No Pará, a Secretaria da Saúde também investiga a origem dos vírus que infectaram três irmãos de Belém.


Texto Anterior: Foco: Índio lança livro para crianças baseado na própria infância
Próximo Texto: Defesa de filha de ministro nega acusação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.