São Paulo, sábado, 21 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lavanderias não passam em teste para tirar mancha

Pesquisa da ProTeste avaliou unidades do Rio e de São Paulo

Paletós, blusas de seda e echarpes foram sujos com manchas de caneta esferográfica, batom e molho de tomate

FERNANDA BASSETTE
DE SÃO PAULO

Tirar manchas de roupas não é uma tarefa fácil de ser feita em casa. E nem fora dela. Avaliação realizada pela ProTeste com 20 lavanderias do Rio e de SP constatou que a maioria teve dificuldades para tirar todas as manchas de três tipos de tecidos.
As peças escolhidas foram: paletó, blusa de seda e echarpe com bordados de lantejoulas. Elas foram igualmente sujas com batom, caneta esferográfica, molho de tomate, entre outros.
Sem saber do teste, as lavanderias receberam as três peças de uma única vez.
Michelle Marques, analista da ProTeste, diz que a maioria perguntou como as peças foram sujas e um terço aceitou o serviço sem alertar que as manchas poderiam ser difíceis de sair.
Das 20 lavanderias, nove removeram totalmente as manchas do paletó, sem desbotar o tecido -quatro não conseguiram tirar nada.
Nenhuma lavanderia conseguiu remover totalmente a sujeira da blusa de seda. As que removeram parcialmente, alteraram a cor.
Apenas sete tiraram todas as manchas da echarpe e dez não tiraram nada.
Rui Torres, diretor-administrativo do Sindilav (Sindicato das Lavanderias de São Paulo) diz que não é recomendável garantir a remoção. "Inúmeras variáveis podem interferir. Não temos como saber quanto tempo a mancha ficou na peça, nem se ela foi lavada antes, se a pessoa aplicou produtos."
Em nota, a Anel (Associação Nacional das Empresas de Lavanderia) diz que alguns tipos de manchas são irremovíveis, dependendo de como foram causadas e do tipo de tecido utilizado.


Texto Anterior: Barretos 2010: Principais atrações
Próximo Texto: Outro lado: Empresas dizem ser impossível dar garantias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.