São Paulo, domingo, 21 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Iphan tomba três áreas do Piauí simultaneamente

Estado do Nordeste se torna o primeiro no Brasil a receber uma ação integrada de tombamento de patrimônio cultural

Floresta Fóssil do rio Poti, a ponte metálica João Luis Ferreira, mais o Conjunto Histórico e Paisagístico de Parnaíba foram escolhidos


JOSÉ EDUARDO RONDON
DA AGÊNCIA FOLHA

O Piauí é o primeiro Estado do Brasil a receber uma ação integrada de tombamento de patrimônio. O Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) tombou na semana passada, de uma só vez, três áreas que se tornaram patrimônio cultural do país.
Receberam o título a Floresta Fóssil do rio Poti e a ponte metálica João Luis Ferreira, em Teresina, e o Conjunto Histórico e Paisagístico de Parnaíba, no interior do Estado.
Segundo o Iphan, a floresta é um sítio do período paleontológico de reconhecido interesse científico, em razão da raridade dessa ocorrência na natureza.
A ponte metálica é um dos símbolos de Teresina. Liga a capital do Piauí à cidade maranhense de Timon.
O centro histórico de Parnaíba possui um conjunto de imóveis, ruas e espaços ilustrativos da história do município, elevado à categoria de cidade no século 19. O tombamento é o instrumento legal que garante a preservação de espaço significativo para a cultura do país, seja ele público ou privado, em razão do interesse coletivo.
"Não tínhamos conseguido criar uma estratégia para pensar no Estado como um todo. Verificar acidentes naturais e ocorrências históricas e proteger e valorizar esses bens em parceria com instâncias locais. É isso que formalizamos com o Piauí", disse o diretor de patrimônio material e fiscalização do Iphan, Dalmo Vieira Filho.
Ele afirmou que outros processos de tombamento integrado de bens estão em andamento em Mato Grosso, Santa Catarina e Paraíba.
Segundo o Iphan, há hoje no país 1.110 bens tombados cadastrados, em 274 cidades. Além dos bens, há 82 conjuntos históricos tombados.


Texto Anterior: Saiba mais: Policiais querem neste ano salário 15% maior
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.