São Paulo, terça-feira, 21 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Reitor quer cautela na expansão de vagas

Para que haja crescimento, deve haver caráter inovador do curso e infraestrutura definida, diz João Grandino Rodas

Em 8 anos, número de vagas na Fuvest cresceu 50%; hoje, vestibular oferece 10.652 vagas em sete campi de SP

DE SÃO PAULO
DE RIBEIRÃO PRETO

A USP determinou que a expansão de vagas na graduação "não pode continuar no ritmo que vem acontecendo", pois pode prejudicar o funcionamento da escola e provocar um "colapso".
Para que haja crescimento, deve haver caráter inovador do curso e infraestrutura definida, entre outros. Em oito anos, o número de vagas na Fuvest aumentou 50%.
Segundo o reitor João Grandino Rodas, é preciso cautela na expansão.
"No passado, e, mal comparando, foi o que aconteceu com o ensino público secundário do Estado. Há algumas décadas, era primoroso, mas no momento em que se abriu para todos, o que parecia positivo se transformou em algo extremamente negativo."
O reitor afirmou ainda que "sem uma revisão dos cursos que já existem e uma melhoria da infraestrutura disponível, a busca da excelência [no ensino] da USP não será possível". A instituição oferece hoje 10.652 vagas nos vestibulares dos sete campi.
Segundo o diretor do Instituto de Matemática e Estatística, Flávio Coelho, a norma "certamente é restritiva, mas não proibitiva" em relação a expansão de vagas.
A ideia de restringir uma forte ampliação de vaga já havia sido apresentada no ano passado pelo reitor, logo após a vitória na eleição.
"Nossa graduação dobrou nos últimos oito anos. A prioridade número um é fazer uma adequação dos prédios e dos meios humanos para que a graduação funcione bem. Seria inaceitável aumentar o número de vagas quando o necessário é melhorar nossas condições atuais", disse à Folha.
Posição parecida foi declarada pelo ex-reitor Adolpho José Melfi, quando deixou o cargo, em 2005.
"Uma universidade de pesquisa não pode ser muito maior do que a USP já é", disse à época.


Texto Anterior: Proposta é positiva, mas sofrerá resistência, afirma pesquisadora
Próximo Texto: Análise: Há lógica na decisão de limitar a expansão de vagas da USP
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.