São Paulo, quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Cetesb mantém multa ao Center Norte após vistoria

Agência ambiental diz que sistema de extração de gás metano não foi instalado

Shopping faz obras de ampliação no sistema de drenagem desde anteontem, mas não fala sobre nova vistoria

DO "AGORA"

Em nova vistoria ao shopping Center Norte, na Vila Guilherme (zona norte), a Cetesb (agência ambiental do Estado) voltou a verificar níveis perigosos de gás metano e manteve a multa diária de R$ 17.450, aplicada ao estabelecimento desde anteontem.
Técnicos da agência estiveram no shopping ontem e verificaram que o sistema de extração dos gases -uma exigência do Estado- não havia sido instalado. Sem ele, o gás metano presente no local pode se acumular e causar explosões em áreas fechadas, como depósitos e lojas.
A medição dos níveis de gás metano foi feita em redes subterrâneas, lojas e corredores. O chamado "Limite Inferior de Inflamabilidade" foi verificado em vários pontos de monitoramento, segundo a Cetesb. Um deles, ao lado de uma tomada, motivou o desligamento da energia elétrica e a instalação de um sistema de exaustão.
Funcionários do centro de compras estranharam a movimentação de equipes da Cetesb no local. O prefeito Gilberto Kassab (PSD) afirmou ontem que o shopping tem até segunda-feira para apresentar laudos e ações preventivas. Caso isso não ocorra, o Center Norte pode ser fechado. A prefeitura criou anteontem uma comissão para acompanhar o caso.

MULTA
A aplicação da multa diária de R$ 17.450, válida por 30 dias, começou anteontem. Se o problema não for resolvido neste período, o local pode ser interditado parcial ou totalmente.
Segundo a Cetesb, o valor será cobrado até que o shopping implante um sistema de extração de gases, complemente a investigação dos riscos e implemente planos de gerenciamento de risco na área, que inclui o Center Norte, o Lar Center e o supermercado Carrefour. Ontem o Center Norte não se pronunciou sobre a nova avaliação da Cetesb, nem sobre as multas. O shopping tem afirmado que o gás não é tóxico e que, por isso, não oferece riscos à saúde dos frequentadores.
Anteontem, a empresa informou que havia começado a ampliar seu sistema de drenagem de gás e que monitora cotidianamente a área. Segundo o Center Norte, o metano está restrito ao subsolo.


Texto Anterior: Guarulhos: Criminosos explodem outro caixa eletrônico na Grande São Paulo
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.