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Trânsito piora 31% na marginal Tietê
Pela manhã, motorista enfrentou maior lentidão em relação à semana passada; motoristas criticaram falta de sinalização
No restante das vias da cidade, os engarrafamentos ficaram muito acima da média somente fora dos horários de pico
DA REPORTAGEM LOCAL
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
DO "AGORA"
A lentidão do trânsito na
marginal Tietê aumentou 31%
pela manhã no primeiro dia de
interdições em três pontes para
as obras de ampliação da via.
Motoristas reclamaram da
falta de sinalização em rotas alternativas nas primeiras horas
de bloqueio, pedestres perderam espaço, mas, num dia sem
chuva nem grandes incidentes,
os engarrafamentos em São
Paulo ficaram aquém do que os
paulistanos poderão esperar
nos próximos quatro meses.
"Eu sabia que pegaria mais
trânsito no acesso à ponte. O
que eu não sabia é que teria que
reaprender meu caminho do
trabalho", resumiu Raul Torres, empresário que, mesmo
saindo mais cedo de casa, acumulava 20 minutos de atraso.
O primeiro impacto das interdições iniciadas anteontem
nas pontes da Freguesia do Ó,
da Casa Verde e da Vila Maria
foi na própria marginal Tietê.
A via teve média de congestionamento de manhã de 20,4
km, contra 15,6 km nas terças
anteriores -quando as obras já
provocavam a piora da fluidez.
A CET não divulgou um balanço do final da tarde, período em
que a Folha percorreu a via e
não enfrentou lentidão superior à habitual.
No restante das vias da cidade monitoradas pela companhia, os engarrafamentos ficaram muito acima da média do
horário somente perto do almoço -fora dos picos.
Esse fenômeno deve se repetir até por conta dos motoristas
que já começam a antecipar ou
adiar as viagens para escapar
dos momentos mais críticos.
O maior índice de lentidão
ontem foi de 117 km, às 19h
-acima dos 92 km desse horário na semana passada, mas
abaixo da média de 123 km nas
terças no primeiro semestre.
Motoristas ficaram surpresos com a interdição das alças
de acesso às pontes pela marginal Tietê -que, diz a CET, poderá mudar a cada dia, conforme as condições do trânsito.
Na ponte da Casa Verde, com
duas alças interditadas, os carros tinham de passar por ruas
estreitas e de tráfego parcialmente bloqueado para ter acesso ao outro lado da marginal.
Para quem estava a pé, buracos e lama atrapalhavam a travessia. "Não pensaram nos pedestres. Só em quem está de
carro", reclamou a estudante
Márcia Regina Oliveira, 19.
Na ponte da Vila Maria, os
pedestres tinham que desviar
de buracos e, às vezes, andar na
área destinada para os carros.
A gestão Gilberto Kassab
(DEM) prevê uma piora de até
40% nos engarrafamentos no
período de interdições, que vai
até fevereiro de 2010.
A prefeitura divulgou ontem
uma redução média de 4% na
lentidão da cidade inteira pela
manhã em relação às demais
terças-feiras deste semestre.
O secretário dos Transportes, Alexandre de Moraes, disse
que a Dersa, responsável pela
obra, irá distribuir panfletos
para orientar os motoristas só a
partir de hoje ou amanhã.
A empresa diz que já há 51
faixas sobre as interdições,
além de duas placas em cada
ponte, e que nos próximos dias
fará divulgação em jornais diários de distribuição gratuita.
A CET diz que a fase atual é
de ajustes e divulgou várias
mudanças operacionais nas
pontes a partir de hoje. Entre
elas, a melhoria no caminho
dos pedestres e novas proibições de estacionamento na Vila
Maria, além de criar faixas reversíveis nas pontes da Freguesia do Ó e da Casa Verde, para
aumentar a capacidade.
O prefeito Kassab disse que
haverá avaliações diárias. "Não
temos nenhum constrangimento se identificarmos que
algumas ações possam melhorar um pouco a fluidez do trânsito. Agora vai ser uma avaliação dia a dia", afirmou.
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