São Paulo, quarta-feira, 21 de outubro de 2009

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Trânsito piora 31% na marginal Tietê

Pela manhã, motorista enfrentou maior lentidão em relação à semana passada; motoristas criticaram falta de sinalização

No restante das vias da cidade, os engarrafamentos ficaram muito acima da média somente fora dos horários de pico

DA REPORTAGEM LOCAL
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
DO "AGORA"

A lentidão do trânsito na marginal Tietê aumentou 31% pela manhã no primeiro dia de interdições em três pontes para as obras de ampliação da via.
Motoristas reclamaram da falta de sinalização em rotas alternativas nas primeiras horas de bloqueio, pedestres perderam espaço, mas, num dia sem chuva nem grandes incidentes, os engarrafamentos em São Paulo ficaram aquém do que os paulistanos poderão esperar nos próximos quatro meses.
"Eu sabia que pegaria mais trânsito no acesso à ponte. O que eu não sabia é que teria que reaprender meu caminho do trabalho", resumiu Raul Torres, empresário que, mesmo saindo mais cedo de casa, acumulava 20 minutos de atraso.
O primeiro impacto das interdições iniciadas anteontem nas pontes da Freguesia do Ó, da Casa Verde e da Vila Maria foi na própria marginal Tietê.
A via teve média de congestionamento de manhã de 20,4 km, contra 15,6 km nas terças anteriores -quando as obras já provocavam a piora da fluidez. A CET não divulgou um balanço do final da tarde, período em que a Folha percorreu a via e não enfrentou lentidão superior à habitual.
No restante das vias da cidade monitoradas pela companhia, os engarrafamentos ficaram muito acima da média do horário somente perto do almoço -fora dos picos.
Esse fenômeno deve se repetir até por conta dos motoristas que já começam a antecipar ou adiar as viagens para escapar dos momentos mais críticos.
O maior índice de lentidão ontem foi de 117 km, às 19h -acima dos 92 km desse horário na semana passada, mas abaixo da média de 123 km nas terças no primeiro semestre.
Motoristas ficaram surpresos com a interdição das alças de acesso às pontes pela marginal Tietê -que, diz a CET, poderá mudar a cada dia, conforme as condições do trânsito.
Na ponte da Casa Verde, com duas alças interditadas, os carros tinham de passar por ruas estreitas e de tráfego parcialmente bloqueado para ter acesso ao outro lado da marginal.
Para quem estava a pé, buracos e lama atrapalhavam a travessia. "Não pensaram nos pedestres. Só em quem está de carro", reclamou a estudante Márcia Regina Oliveira, 19.
Na ponte da Vila Maria, os pedestres tinham que desviar de buracos e, às vezes, andar na área destinada para os carros.
A gestão Gilberto Kassab (DEM) prevê uma piora de até 40% nos engarrafamentos no período de interdições, que vai até fevereiro de 2010.
A prefeitura divulgou ontem uma redução média de 4% na lentidão da cidade inteira pela manhã em relação às demais terças-feiras deste semestre.
O secretário dos Transportes, Alexandre de Moraes, disse que a Dersa, responsável pela obra, irá distribuir panfletos para orientar os motoristas só a partir de hoje ou amanhã.
A empresa diz que já há 51 faixas sobre as interdições, além de duas placas em cada ponte, e que nos próximos dias fará divulgação em jornais diários de distribuição gratuita.
A CET diz que a fase atual é de ajustes e divulgou várias mudanças operacionais nas pontes a partir de hoje. Entre elas, a melhoria no caminho dos pedestres e novas proibições de estacionamento na Vila Maria, além de criar faixas reversíveis nas pontes da Freguesia do Ó e da Casa Verde, para aumentar a capacidade.
O prefeito Kassab disse que haverá avaliações diárias. "Não temos nenhum constrangimento se identificarmos que algumas ações possam melhorar um pouco a fluidez do trânsito. Agora vai ser uma avaliação dia a dia", afirmou.


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