São Paulo, quarta, 21 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PELO BRASIL

Minas Gerais
O Laboratório Nacional de Astrofísica, em Itajubá (MG) que dá sustentação a todos os programas de pós-graduação em astrofísica no país, está proibido de efetuar novos gastos.
O diretor do órgão, João Evangelista Steiner, diz que gastos agora só com autorização do presidente do CNPq. A UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e o seu Hospital das Clínicas também passam por dificuldades. Os dois órgãos tiveram que arcar com a multa e os juros de suas tarifas públicas, que tiveram atraso em seu pagamento.'

Pará
As pesquisas de campo e os serviços de difusão cultural foram as duas principais áreas afetadas pelos cortes do governo federal no Museu Paraense Emílio Goeldi. Na última semana, 39 prestadores de serviços e estagiários foram demitidos. Dois dos quatro cursos do Clube do Pesquisador Mirim, programa de difusão científica para alunos de 1º e 2º grau, foram cancelados. O aquário do museu, criado em 1911 e que conta com mais de 50 espécies de peixes, deve fechar a partir da próxima semana por falta de dinheiro.

RS
O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul ainda não começou a sofrer os prejuízos no corte do orçamento do MEC. O hospital tem orçamento próprio, ao contrário dos outros universitários, com recursos diretamente ligados aos das universidades. "Estamos proibidos de fazer gastos até o final de outubro, mas como tratamos de vidas estamos gastando, mesmo tendo que infringir a legislação", disse Paulo Serpa, vice-presidente administrativo do hospital.

Bahia
O corte de R$ 8 milhões determinado pelo governo na UFBA (Universidade Federal da Bahia) poderá comprometer o vestibular da instituição, segundo o assessor de finanças e orçamento da entidade, Osmar Sepúlveda. Segundo ele, a UFBA também vai suspender os pagamentos das tarifas públicas e as empresas que fazem a vigilância e a limpeza dos prédios.

Pernambuco
A UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) considera que os cortes no orçamento da instituição devem afetar áreas como a conservação dos prédios e atividades de extensão universitária.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.