UOL


São Paulo, sexta-feira, 21 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RIO

Bando rouba automóvel que levava vírus

DA SUCURSAL DO RIO

Três tubos de ensaio com bactérias e vírus causadores de cólera, febre tifóide e infecções hospitalares foram roubados no fim da tarde de ontem no bairro de Maria da Graça (zona norte do Rio). O isopor e a maleta que continham os tubos foram levados por quatro assaltantes armados. O material estava no porta-malas do Gol levado pelo grupo.
O material havia sido retirado da sede da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) pela bióloga Dália dos Prazeres Rodrigues.
A pesquisadora afirmou que retirara os tubos de ensaio da Fiocruz porque daria um curso no Laboratório Central de Saúde de Vitória sobre "diagnósticos de microorganismos patogênicos".
A Fiocruz informou que abrirá uma sindicância para apurar as responsabilidades pela retirada dos tubos de ensaio.
A fundação não informou se Rodrigues estava autorizada a sair com o material. A bióloga trabalha como pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz, unidade de produção da Fiocruz.
Segundo policiais da 23ª DP, no Méier, Rodrigues afirmou que o material é "altamente contagioso" e pode causar doenças se manipulado de forma errada. À Folha, ela negou a versão. Disse que falou à polícia que o material não deve ser manuseado por leigos.
De acordo com o depoimento da pesquisadora, o assalto ocorreu na rua Jansen Müller. Os quatro assaltantes a teriam abordado quando se preparava para estacionar o Vectra que dirigia.
Os criminosos, segundo ela, notaram que no carro havia uma criança (sobrinha dela). Teriam, então, decidido levar o Gol, que era dirigido por uma irmã da bióloga e vinha logo atrás do Vectra.
O material, disse, estava no carro da irmã porque o porta-malas do Vectra apresentava defeito.
O coordenador dos cursos de biossegurança da Fiocruz, Sílvio Valle, afirmou que a Fiocruz oferecerá a assistência médica necessária a quem entrou em contato com o material. Os sintomas de contaminação podem demorar até duas semanas para aparecer.


Texto Anterior: Violência: Homem de 81 anos fica 70 dias em cativeiro
Próximo Texto: Turismo: Cidades planejam novo circuito das águas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.