UOL


São Paulo, sexta-feira, 21 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Igreja de Mariana recebe de volta três peças sacras furtadas em janeiro
O Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em Minas Gerais faz hoje a devolução de três peças sacras furtadas em janeiro da igreja matriz de São Caetano, em Mariana (MG). Na ocasião, dez peças foram retiradas da igreja.
Na quarta, já tinham sido devolvidos 12 objetos para a matriz de São José, em Nova Era (MG), recuperados em São Paulo.
Os objetos a serem devolvidos hoje (dois anjos tocheiros e uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, em madeira policromada do século 18) são tombados pelo patrimônio histórico nacional. Foram recuperados em agosto pela Polícia Federal, em antiquários e casas de São Paulo -de 152 peças, 31 foram apontadas como patrimônio furtado de igrejas mineiras.
O inquérito da PF acusou uma quadrilha especializada nessas ações, que seriam caracterizadas por investidas contra igrejas com pouca segurança em cidades pequenas. Segundo a PF, a quadrilha tem ao menos seis pessoas -um está preso desde 1998, e os outros já tiveram a prisão preventiva decretada.
A disputa pela posse das peças apreendidas em São Paulo ainda sem identificação opôs órgãos de patrimônio estaduais e federais. O Estado obteve na Justiça a guarda do material. A ação contrariou técnicos do Iphan, já que o órgão planejava expor as peças para facilitar sua identificação.
Segundo a Folha apurou, o Ministério Público Federal prepara ação para que volte para a União a guarda das peças. (DA AGÊNCIA FOLHA, EM OURO PRETO)


Texto Anterior: Panorâmica - Minas Gerais: Onze vagões carregados com soja descarrilam
Próximo Texto: Crime: 2 são presos por suposta ligação com 'máfia'
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.