São Paulo, sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Índice

William Rheims e a história do Dr. Bill

WILLIAN VIEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Era "briguento e brincalhão" o Dr. Bill -ou Leon William Rheims, médico do consulado britânico condecorado pela rainha e um dos maiores jogadores do rúgbi universitário brasileiro.
Que nasceu de um "romance de cinema". O pai, francês criado no Brasil, conhecera a mãe, inglesa, na guerra -ele, agente da inteligência francesa; ela, soldado da marinha britânica. Bill nasceu inglês em 1946.
E veio aos três meses para o Brasil, onde estudou na Escola Britânica. Terminou os estudos na Inglaterra, cursou medicina na USP e lá virou o "Bill da Medicina" -ao fomentar o rúgbi quando poucos o conheciam no país. Foi ele quem fundou a equipe de rúgbi da faculdade, e foi ele presidente da Associação Brasileira de Rúgbi.
Quando, no calor da partida, a agressividade do esporte e o sangue das feridas brotavam, era ele o primeiro a sacar o kit de sutura e dar pontos em pernas e rostos. Tempos em que jogava com futuros médicos famosos.
E que relembrava em seu consultório, quando não atendia o consulado britânico -pelo que recebeu a Ordem do Império Britânico.
Havia dois anos tratava de um câncer e escrevia um livro sobre rúgbi, "Do Parto à Maioridade". Não chegou a publicá-lo. Tinha três filhos. Morreu no dia 10, aos 61, de insuficiência respiratória.


Texto Anterior: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.