São Paulo, sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SP deve ter mais tempestades até amanhã

FÁBIO AMATO
DA AGÊNCIA FOLHA

A chuva intensa em São Paulo na noite de anteontem foi causada por uma interação entre fenômenos meteorológicos. De acordo com o Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), essa condição levou ao aumento da umidade sobre a região, o que favorece a formação de mais nuvens.
Essa situação deve continuar ao menos até amanhã, diz a meteorologista Mônica Lima. Isso significa que, neste período, boa parte do Estado pode voltar a ter tempestades. A quantidade e a intensidade das chuvas aumentam normalmente em São Paulo no verão. São típicas deste período as pancadas no fim do dia, que ocorrem porque o ar está mais quente e úmido, o que facilita a formação de nuvens.
Anteontem, mais ar quente e úmido chegou à região, trazido por ventos vindos da Amazônia. Eles normalmente vão rumo ao sul do continente, mas mudaram de direção devido a uma frente fria que passou pelo Rio Grande do Sul e se deslocou para o oceano.
Atingiu a altura de São Paulo e, desde a noite de anteontem, contribui para o aumento da umidade. Lima diz ainda que essas chuvas também têm influência do El Niño (aquecimento das águas do oceano Pacífico), que faz com que os ventos da Amazônia levem para o sul mais calor e umidade que o normal.

Folha Online

Veja a cobertura atualizada das chuvas em SP

www.folha.com.br


Texto Anterior: Aguaceiro: Na capital, apenas em quatro dias do mês não choveu
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.