São Paulo, quinta-feira, 22 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARNAVAL

Caetano e Maria Bethânia cantarão no domingo

Dorival Caymmi vai receber homenagem em Salvador

DA REPORTAGEM LOCAL

O cantor e compositor baiano Dorival Caymmi é o grande homenageado do Carnaval de Salvador (BA), que começa hoje. A abertura oficial é às 20h30, mas, desde as 17h, os blocos de trio já estarão desfilando no circuito Dodô (do Farol da Barra ao bairro de Ondina pela av. Oceânica).
O ponto alto da homenagem a Caymmi deverá acontecer, entretanto, na noite de domingo (primeiro dia do Carnaval "tradicional"), quando o Bloco da Paz, organizado pela Prefeitura de Salvador, trará para a avenida Sete de Setembro (no circuito Osmar) os "Doces Bárbaros".
Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gal Costa e Gilberto Gil subirão no trio elétrico para cantar alguns sucessos do compositor, entre os quais estão "Modinha para Gabriela", "O Que é Que a Baiana Tem?", "Tarde em Itapuã", "Marina" e "Maracangalha".
A cantora Nana Caymmi, filha de Dorival, também disse que irá dar uma "canja" em cima do trio.
A paz é o tema do Carnaval de Salvador. Para simbolizar a escolha, o prefeito Antonio Imbassahy (PFL) não vai entregar hoje a chave da cidade para o rei Momo.
O escolhido para "governar" a capital baiana durante a festa é uma criança que se apresentará caracterizada como membro do afoxé Filhos de Gandhy, conhecido por defender temas ligados à paz e por formar, em seu desfile, um tapete branco na avenida.
A cerimônia contará ainda com a presença do cantor e compositor Carlinhos Brown, que citará uma mensagem de paz.

Programação
Até Quarta-Feira de Cinzas, a programação do Carnaval de Salvador inclui o desfile de 170 entidades, entre blocos de trio, de percussão, blocos afros e afoxés.
Serão ainda cerca de 20 trios elétricos independentes para os foliões "pipocas" -que brincam nas ruas, fora dos blocos.
Haverá bailes populares e infantis e um concurso gay de fantasias, organizados pela prefeitura, além de um palco reservado para bandas de rock, na praia de Piatã.
A expectativa da Emtursa, empresa de turismo da cidade que organiza a festa, é receber neste ano cerca de 950 mil turistas.
Uma das maiores festas populares do mundo, o Carnaval de Salvador não terá, neste ano, camarotes particulares nas áreas públicas no circuito Barra-Ondina. No ano passado, os camarotes criaram polêmica ao ocupar parte do espaço do folião na avenida.


Texto Anterior: Trânsito: Desfile das escolas no Anhembi bloqueia trecho da marginal Tietê
Próximo Texto: Venda de ingressos é investigada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.