São Paulo, quinta-feira, 22 de março de 2001

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PANORÂMICA

CONSUMO

Telefônica é líder pelo segundo ano consecutivo de reclamações no Procon


A Telefônica, pelo segundo ano consecutivo, liderou a lista das 50 empresas com maior número de reclamações de consumidores registradas no Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) de São Paulo. A empresa ficou em primeiro lugar em 1999 e 2000.
Apesar de liderar o ranking, o número de reclamações contra a Telefônica caiu de 10.045, em 1999, para 688, no ano passado.
O Procon credita a queda do número de reclamações -de 289.874, em 1999, para 285.227, no ano passado- ao funcionamento das câmaras técnicas, da qual participam representantes do Procon e das empresas.
Essas câmaras tem o objetivo de discutir problemas que chegam ao conhecimento do Procon e encontrar soluções que atendam a toda a coletividade.
Isso aconteceu, por exemplo, com a Sabesp. A empresa cobrava uma taxa de R$ 142,80 dos inadimplentes que tinha a ligação suprimida (taxa de supressão). Depois das negociações na câmara técnica, a Sabesp baixou esse valor para R$ 35,59.
Outra redução negociada foi a da multa por atraso de pagamento da conta, que passou de 10% para 2% -se o atraso for de um a dez dias.
A assessoria de imprensa da Telefônica informou que os investimentos no serviço de qualidade geraram queda no número de reclamações no Procon. (DA REPORTAGEM LOCAL)


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