UOL


São Paulo, sábado, 22 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para ministério, professor deve ser valorizado

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A secretária de ensino fundamental do Ministério da Educação, Maria José Feres, disse que o atual desafio é melhorar a qualidade da educação no Brasil, o que inclui uma política de valorização do professor.
A proposta do governo federal é discutir com Estados e municípios diretrizes para um plano de carreira. Esse plano incluiria a idéia de incentivar as instituições formadoras (universidades, escolas, institutos) a criar cursos para professores.
"Temos que discutir qual o perfil do professor que estamos formando. Os cursos de história, por exemplo, se preocupam mais em formar historiadores do que professores."
O ministro da Educação, Cristovam Buarque, enviará ao Congresso um projeto de lei definindo um piso salarial dos professores, que depois seria estabelecido anualmente pelo Legislativo, como acontece com o salário mínimo. O ministério ainda vai decidir se o valor será nacional ou regional.
"Precisamos dar aos professores condições de trabalho e de formação", disse Feres.
Outra proposta é criar o Fundo de Valorização do Ensino Básico, para substituir o Fundef. O fundo incluiria recursos da União para a educação infantil e ensino médio, atualmente sob a responsabilidade dos municípios e dos Estados.


Texto Anterior: Educação: Falta melhorar qualidade do ensino, diz Bird
Próximo Texto: Ação social: Instituto anuncia os vencedores do Grande Prêmio Ayrton Senna
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.