UOL


São Paulo, sábado, 22 de março de 2003

Texto Anterior | Índice

SAÚDE

Surto de conjuntivite atinge pelo menos 70 mil pessoas no centro-sul do país
O surto de conjuntivite que se alastra pelos Estados do centro-sul do país atinge pelo menos 70 mil pessoas, segundo a Funasa (Fundação Nacional de Saúde). O número é quase o dobro do verificado na semana passada.
A conjuntivite, que pode ter origem viral ou bacteriana, afeta os olhos provocando infecção, coceira, irritação, dor, vermelhidão, inchaço das pálpebras e secreção. O atual surto, segundo a fundação, tem características de ser provocado por vírus.
"Acredito que, em Santa Catarina [onde o surto teve origem], a doença está chegando a seu ponto máximo [39.641 casos] e vai começar a regredir, mas tudo vai depender das medidas de prevenção que precisam ser adotadas pela população", afirmou o diretor estadual da Vigilância Epidemiológica, Luiz Antônio Silva. Em SC, as regiões da Grande Florianópolis e de Joinville lideram o número de casos. Em 17 presídios do Estado, a quase totalidade dos detentos contraíram a doença.
Os números da epidemia anunciados pelas secretarias da Saúde podem ser bem maiores, uma vez que dizem respeito apenas a registros de atendimentos na rede pública.
A conjuntivite é muito contagiosa e, por isso, de acordo com os órgãos de saúde, a pessoa que contrair a doença precisa evitar lugares aglomerados até que os sintomas desapareçam.
(DA AGÊNCIA FOLHA)


Texto Anterior: Tráfico: Linho pode ter sido morto em São Paulo
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.