São Paulo, segunda-feira, 22 de março de 2004

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TRÂNSITO

Prefeitura também dá início à reformulação do corredor de ônibus que liga Vila Nova Cachoeirinha ao centro

Obra fecha pista da avenida Ibirapuera

DO "AGORA"

Desde ontem, uma faixa da avenida Ibirapuera -entre as avenidas Juriti e Bem-Te-Vi, na pista sentido centro-bairro- foi fechada para o prosseguimento das obras do corredor de ônibus Ibirapuera, na zona sul. O trecho tem aproximadamente 500 metros.
A CET recomenda que o motorista utilize como alternativa a alameda dos Arapanés. A alameda dos Jurupis está sendo recapeada e também poderá ser utilizada como opção a partir de abril. A partir do dia 30, a interdição na avenida Ibirapuera vai se estender até a alameda Jacira.
Hoje, a SPTrans (empresa que administra o transporte coletivo da capital) também vai dar início à reforma do Passa-Rápido -nome pelo qual a prefeitura chama os corredores de ônibus- Inajar de Souza, que sai do largo do Paissandu, no centro, e vai até o Terminal Vila Nova Cachoeirinha, na zona norte da capital.
A administração municipal pretende retirar as grades que separam a faixa exclusiva de ônibus e rebaixar metade das plataformas de embarque das vias.
O objetivo é integrar esse corredor ao Passa-Rápido Pirituba-São João. "Hoje, todos os ônibus que fazem o trajeto do corredor Inajar têm portas altas. Com os pontos rebaixados, os ônibus que virão da zona norte, pelo Passa-Rápido, podem parar normalmente", diz o engenheiro Humberto Soares de Camargo Filho, da SPTrans.
Os coletivos que vêm de Pirituba (zona norte) vão poder acessar a av. Marquês de São Vicente para chegar ao centro, em vez de ter de passar pelo Terminal Lapa (zona oeste). "Quando a integração entre os dois Passa-Rápidos, vamos desafogar o trânsito na Lapa."
Ainda neste mês vão começar as obras de reformulação do corredor João Dias, que sai da rua São Sebastião, em Santo Amaro, na zona sul, e vai até o Terminal Capelinha, na mesma região. As seis paradas de ônibus -que têm 92 cm de altura- também serão rebaixadas. A idéia da SPTrans é integrar os corredores 9 de Julho-Santo Amaro e João Dias.
Durante as obras de integração, trechos das faixas centrais das avenidas terão que ser interditadas -o que deve provocar congestionamento e reclamações dos motoristas da cidade.
Com os Passa-Rápidos, a gestão Marta Suplicy (PT) espera aumentar a velocidade dos ônibus.


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