São Paulo, terça-feira, 22 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Em "Rio", Carlos Saldanha cria cidade isenta de mazelas

Adriano Ishibashi/Folhapress
Cena da animação "Rio" projetada ontem à noite na fachada do hotel Copacabana Palace

MARCELO BORTOLOTI
DO RIO

Principal lançamento da Fox neste ano, a animação "Rio", dirigida por Carlos Saldanha, é uma grande peça publicitária em favor da cidade, terra natal do diretor.
O filme foi exibido ontem para jornalistas e terá sua pré-estreia mundial no Rio hoje. Ele se passa praticamente todo num Rio de Janeiro isento de suas mazelas e recria com perfeição pontos turísticos da cidade como o Pão de Açúcar, o Corcovado e o bonde de Santa Teresa.
Tudo tem o mesmo padrão de qualidade dos filmes da série "A Era do Gelo", também dirigidos por Saldanha.
O diretor, que idealizou e conseguiu viabilizar o projeto, criou um Rio idílico, cercado de aves, onde as pessoas podem andar livremente em favelas e o Carnaval é uma festa inocente.
Não fosse pela trilha sonora, que mistura clássicos como "Garota de Ipanema" a canções mais modernas, incluindo inédita do rapper Will.i.am, poderia remeter à cidade na década de 1950.
O filme conta a história da ararinha azul Blu, que nasce no Brasil, mas é criada como animal de estimação nos EUA. Aos 15 anos, é trazida de volta ao país para se reproduzir, por ser o último macho da espécie, e aqui redescobre sua verdadeira natureza.
Há estereótipos e referências ao Brasil exótico, como a paixão generalizada pelo samba e um cachorro com chapéu de Carmen Miranda.
E incongruências. Traficantes precisam passar pelo desfile da Sapucaí para chegar ao aeroporto. O resultado, porém, é emocionante.
A produção teve orçamento superior ao de "A Era do Gelo 3", cujo custo estimado foi de US$ 90 milhões. A empresa não divulga os valores.
Para o pré-lançamento, estão no Rio os atores Leslie Mann, Anne Hathaway, Jesse Eisenberg e Jamie Foxx, que dublam personagens. A estreia no Brasil é em 8 de abril. O lançamento mundial acontece no dia 15.


Texto Anterior: Vai faltar água em metade das cidades brasileiras em 2015
Próximo Texto: Porto Alegre: Atropelador de 17 ciclistas é denunciado
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.