São Paulo, domingo, 22 de abril de 2001

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VOLUNTARIADO

Três projetos implantados em uma das regiões mais pobres do Brasil ajudam crianças carentes a estudar

ONG combate a pobreza com educação

ELIANE SILVA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM ARAÇUAÍ (MG)

Os meninos e meninas de Araçuaí (MG) não são mais os mesmos desde que três projetos levaram lições de cidadania e revelaram o prazer de aprender. Em uma das regiões mais pobres do país - o Vale do Jequitinhonha- a parceria entre uma ONG e a prefeitura permite que os estudantes de "pés no chão" -como são conhecidos os mais pobres- tenham as mesmas oportunidades de todos na comunidade.
Os projetos Sementinha, Ser Criança e Bornal dos Jogos fecham o cerco no processo educacional para atingir o maior número possível de crianças e profissionais ligado ao ensino. Os dois primeiros atingem cerca de mil estudantes na faixa etária de 4 a 14 anos -9% do total de alunos das redes estadual e municipal.
Já o Bornal dos Jogos faz a capacitação de profissionais, portanto, torna-se difícil mensurar sua abrangência em termos de crianças beneficiadas, mas o objetivo é atingir toda a rede.
As atividades do três projetos envolvem 48 coordenadores contratados pela prefeitura e treinados permanentemente pelo CPCD (Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento), uma ONG mineira. O custo mensal é de cerca de R$ 20 mil.
A largada para mudar o conceito de educação no município foi dada em 1998, com a instalação do programa Ser Criança na área urbana, reunindo cerca de cem crianças carentes de 7 a 14 anos em atividades no período inverso ao das aulas. Hoje ele se estende também pela zona rural.
"A demanda aumentou muito, assim como o grau de sociabilidade, confiança e vontade de aprender das crianças", diz a educadora Vânia Coutinho, coordenadora do CPCD em Araçuaí.
"A região depende de uma mudança de cultura para derrubar esse estigma de miséria e alardear o seu potencial de riquezas", afirma a prefeita de Araçuaí (680 km de Belo Horizonte), Maria do Carmo Ferreira da Silva (PT), que está no segundo mandato.
O CPCD se expandiu para o Vale do São Francisco e atinge hoje os Estados, além de Minas, do Espírito Santo, Bahia, Pará e Amapá. A idéia também está sendo implantada em Moçambique e Guiné Bissau. Em 1995, o Ser Criança conquistou o primeiro lugar no Prêmio Itaú-Unicef, entre 406 concorrentes.

Alegria
Na sala de aula de uma das 49 escolinhas da roça, na Fazenda Macieira (10 km do centro), crianças de 1ª a 4ª séries aprendem, juntas e brincando com variados jogos, as lições de português, matemática, ciências.
"Eu quero ser médica para nunca mais ver ninguém doente", conta Damiana Moreira, 11. Com os colegas de 1º grau da rede pública, Damiana participando do Bornal de Jogos, projeto que capacita os professores a usar jogos e brincadeiras para despertar o interesse e a criatividade dos alunos e aproximar as aulas da realidade vivida por eles.
A 45 km do centro de Araçuaí fica a comunidade rural de Engenheiro Schnoor, que mantém 2 das 23 unidades do Sementinha, projeto educacional para crianças de 4 a 6 anos.
Os meninos e meninas se encontram na creche e definem em roda as atividades do dia. As aulas podem ser dadas na sombra de uma árvore. O que vale é o envolvimento e boas idéias.
As famílias também participam das atividades. Vilma Gomes Coelho, que tem três filhos inscritos no projeto, cozinha para a meninada uma vez por semana. "Meus filhos mudaram bastante depois que o projeto começou. Eles ficaram mais inteligentes e curiosos", diz.


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