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VOLUNTARIADO
Três projetos implantados em uma das regiões mais pobres do Brasil ajudam crianças carentes a estudar
ONG combate a pobreza com educação
ELIANE SILVA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM ARAÇUAÍ (MG)
Os meninos e meninas de Araçuaí (MG) não são mais os mesmos desde que três projetos levaram lições de cidadania e revelaram o prazer de aprender. Em
uma das regiões mais pobres do
país - o Vale do Jequitinhonha- a parceria entre uma ONG
e a prefeitura permite que os estudantes de "pés no chão" -como
são conhecidos os mais pobres-
tenham as mesmas oportunidades de todos na comunidade.
Os projetos Sementinha, Ser
Criança e Bornal dos Jogos fecham o cerco no processo educacional para atingir o maior número possível de crianças e profissionais ligado ao ensino. Os dois primeiros atingem cerca de mil estudantes na faixa etária de 4 a 14
anos -9% do total de alunos das
redes estadual e municipal.
Já o Bornal dos Jogos faz a capacitação de profissionais, portanto,
torna-se difícil mensurar sua
abrangência em termos de crianças beneficiadas, mas o objetivo é
atingir toda a rede.
As atividades do três projetos
envolvem 48 coordenadores contratados pela prefeitura e treinados permanentemente pelo
CPCD (Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento), uma
ONG mineira. O custo mensal é
de cerca de R$ 20 mil.
A largada para mudar o conceito de educação no município foi
dada em 1998, com a instalação
do programa Ser Criança na área
urbana, reunindo cerca de cem
crianças carentes de 7 a 14 anos
em atividades no período inverso
ao das aulas. Hoje ele se estende
também pela zona rural.
"A demanda aumentou muito,
assim como o grau de sociabilidade, confiança e vontade de aprender das crianças", diz a educadora
Vânia Coutinho, coordenadora
do CPCD em Araçuaí.
"A região depende de uma mudança de cultura para derrubar
esse estigma de miséria e alardear
o seu potencial de riquezas", afirma a prefeita de Araçuaí (680 km
de Belo Horizonte), Maria do Carmo Ferreira da Silva (PT), que está no segundo mandato.
O CPCD se expandiu para o Vale do São Francisco e atinge hoje
os Estados, além de Minas, do Espírito Santo, Bahia, Pará e Amapá.
A idéia também está sendo implantada em Moçambique e Guiné Bissau. Em 1995, o Ser Criança
conquistou o primeiro lugar no
Prêmio Itaú-Unicef, entre 406
concorrentes.
Alegria
Na sala de aula de uma das 49
escolinhas da roça, na Fazenda
Macieira (10 km do centro), crianças de 1ª a 4ª séries aprendem,
juntas e brincando com variados
jogos, as lições de português, matemática, ciências.
"Eu quero ser médica para nunca mais ver ninguém doente",
conta Damiana Moreira, 11. Com
os colegas de 1º grau da rede pública, Damiana participando do
Bornal de Jogos, projeto que capacita os professores a usar jogos
e brincadeiras para despertar o
interesse e a criatividade dos alunos e aproximar as aulas da realidade vivida por eles.
A 45 km do centro de Araçuaí fica a comunidade rural de Engenheiro Schnoor, que mantém 2
das 23 unidades do Sementinha,
projeto educacional para crianças
de 4 a 6 anos.
Os meninos e meninas se encontram na creche e definem em
roda as atividades do dia. As aulas
podem ser dadas na sombra de
uma árvore. O que vale é o envolvimento e boas idéias.
As famílias também participam
das atividades. Vilma Gomes
Coelho, que tem três filhos inscritos no projeto, cozinha para a meninada uma vez por semana.
"Meus filhos mudaram bastante
depois que o projeto começou.
Eles ficaram mais inteligentes e
curiosos", diz.
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