São Paulo, domingo, 22 de abril de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Araçuaí foi fundada por cafetina

DA AGÊNCIA FOLHA, EM ARAÇUAÍ

Araçuaí, o maior município do médio Jequitinhonha, com 35.439 habitantes espalhados por 2.326 km2, foi fundada em 1871 por Luciana Teixeira, uma cafetina.
Conta a história que ela foi expulsa de Itira pelo padre, subiu 19 km e se instalou. Os garimpeiros seguiram as mulheres e levaram prosperidade ao local.
O nome significa rio das araras grandes e foi emprestado do rio que corta o município. Na cidade, as araras, pintadas ou esculpidas, fazem parte da decoração.
A economia é baseada em agricultura familiar. Há também extração de pedras semipreciosas. A prefeitura, com 700 funcionários, é a maior empregadora e tem uma receita mensal de R$ 500 mil (R$ 300 mil vêm de repasses do governo).
Segundo a prefeita Maria do Carmo Ferreira da Silva, Araçuaí tem melhor estrutura que seus vizinhos, mas sofre do mesmo mal: entre maio e dezembro torna-se "cidade de viúvas". Isso porque a seca obriga os homens a migrar para outros Estados em busca de empregos. ES

Texto Anterior: Crianças fazem parte de coral
Próximo Texto: Projeto desenvolvido em Recife reforma abrigos para crianças
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.