São Paulo, quarta-feira, 22 de abril de 2009

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INSS leva dois anos para responder sobre aposentadoria, diz leitor

DA REPORTAGEM LOCAL

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) negou pedido de aposentadoria do leitor Luiz Antonio Reali Fragoso e ainda não avaliou o recurso apresentado por ele.
Fragoso diz ser inscrito no INSS desde 1968. O requerimento de aposentadoria foi encaminhado ao órgão em 26 de julho de 2006 e indeferido em 9 de maio do ano seguinte. Desde então, o leitor diz aguardar resposta do INSS.
"Cumpre destacar que, na decisão de indeferimento, foram reconhecidos até a data de 16 de dezembro de 1998, 24 anos e quatro meses de contribuição. Assim, em dezembro de 2008, inquestionavelmente já teria 34 anos e 4 meses, que, somados a um período trabalhado no Tribunal de Justiça de São Paulo, permitiria a aposentadoria por tempo de contribuição", afirma.
Para obter o valor integral, é necessário ter contribuído por 35 anos (homens).

Resposta: O INSS afirmou que o processo de recurso foi cadastrado na 10ª Junta de Recursos da Previdência Social no dia 26 de março de 2009, onde aguarda inclusão em pauta de julgamento. O leitor será informado por carta.



Leitor: Jorge Nassar Filho
Empresa: HP
Queixa: Leitor diz que há dois meses pediu o conserto de sua impressora -na garantia-, por meio do 0800 da empresa. Ele conta ter ouvido que a espera era de 20 dias -mas o compromisso, diz, não foi cumprido.

Resposta: A HP Brasil informou que contatou o cliente para resolver a ocorrência e que ele aceitou proposta da empresa.



Leitor: Luis Henrique Donda
Empresa: CVC (Agência de Viagens)
Queixa: Leitor diz que CVC cobrou taxa de serviço de 10% em passagem aérea, sendo que a atendente havia dito que não haveria cobranças além do valor da passagem e da taxa de embarque. Ele pede reembolso.

Resposta: A CVC diz ter contatado o cliente para prestar esclarecimentos. O leitor diz que ainda não foi reembolsado.



Leitor: Walter Laudisio Junior
Empresa: Bradesco
Queixa: Há dez meses o leitor diz ter alterado o cartão de crédito para o modelo Gold para acumular milhagens, mas os pontos não lhe foram atribuídos. Ao reclamar, disse, o Bradesco negou o pedido de bonificação.

Resposta: O Bradesco disse que não conseguira falar com Walter Laudisio Junior. Ele disse à Folha que o banco lhe creditou 18 mil pontos.



Leitor: José Joaquim Lopes de Brito Filho
Empresa: Americanas.com
Queixa: Leitor diz ter comprado uma adega Tocave nas Americanas.com e o produto apresentou defeito. Ele reclama da demora para ter seu equipamento levado até a manutenção pela empresa.

Resposta: A Americanas.com diz ter entrado em contato com o cliente para solucionar a questão.


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