São Paulo, quarta-feira, 22 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OSÓRIO LEMAIRE DE MORAES (1917-2009)

Professor e jornalista, assinava João da Rua

ESTÊVÃO BERTONI
DA REPORTAGEM LOCAL

Paraguaçu Paulista, no interior de São Paulo, possui 42.117 habitantes e uma escola pública chamada Professor Osório Lemaire de Moraes.
Osório foi do tipo que incorporou a profissão ao próprio nome, tão conhecido que ficou por sua atuação. Chamavam-no, quase sempre, de professor Osório. Mas ele também foi o João da Rua, autor de uma coluna no jornal.
Nascido em Piracicaba (SP), formou-se professor. Por um tempo, foi delegado, até que, nos anos 40, passou num concurso e começou a dar aulas numa fazenda chamada Bunka, de imigrantes japoneses, perto de Paraguaçu, onde chegou até a aprender japonês. Aposentou-se na profissão nos anos 60.
Anos antes, em 1953, estreara uma coluna de variedades no jornal da cidade que acabara de ser fundado e do qual, tempos mais tarde, em 1964, ele seria o dono: "A Semana". Assinava como João da Rua. O espaço, longevo, durou até o começo deste ano.
Sempre elegante com seu terno, chapéu de feltro cinza e bengala com o brasão da família, era um ferrenho defensor de Paraguaçu, como explica a filha Maria Stela, que hoje toma conta do jornal. Nos anos 60, criticou por quatro anos um político que saíra de São Paulo para ser prefeito na cidade: o sujeito não era um paraguaçuense legítimo.
Em 2006, lançou um livro chamado "O Contador de Histórias". Nos últimos oitos anos, lutou contra um câncer de próstata, que o matou na terça-feira, dia 7. Foi casado duas vezes. Deixa viúva, duas filhas, sete netos e cinco bisnetos. Completaria 92 anos na próxima terça-feira.

obituario@grupofolha.com.br


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Chuva deixa 6.200 sem casa no MA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.