São Paulo, quarta-feira, 22 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CEARÁ

Unicef dá certificado a 33 cidades por iniciativas para crianças e adolescentes
O Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) divulgou ontem os 33 municípios do Ceará que receberão este ano o selo "Município Aprovado", um certificado que premia iniciativas bem-sucedidas nas áreas da saúde e educação de crianças e adolescentes. Além do selo, foram entregues certificados e troféus a três projetos sociais considerados os mais criativos.
Entre eles está o projeto "Crescer e Educar", parceria entre as prefeituras de Beberibe e Aracati. O projeto capacita jovens carentes nas áreas de saúde e educação para atuar com crianças de até cinco anos. Outro projeto premiado foi a Escola de Artes e Ofícios de Sobral, que treina adolescentes em situação de risco para a restauração do patrimônio histórico da cidade.
No país, o prêmio é entregue apenas no Ceará. O primeiro foi em 2000, com 26 municípios aprovados. Este ano, apesar de terem sido premiados mais municípios, os critérios de avaliação se tornaram mais rígidos.
O Unicef verificou a quantidade de crianças vacinadas, o nível de desnutrição, a taxa de mortalidade infantil, a quantidade de bebês que mama no peito e o número de gestantes com atendimento médico. Foram verificados a taxa de escolarização e a de evasão escolar, o número de bibliotecas nas escolas e o de escolas com água potável.
Os municípios premiados não recebem dinheiro, mas, segundo o coordenador do Unicef no Ceará, Patrício Fuentes, poderão conseguir financiamentos no exterior com mais facilidade, porque o selo dá "credibilidade". (DA AGÊNCIA FOLHA)


Texto Anterior: Panorâmica - Rio: Cúpula da Alimentação tem prévia
Próximo Texto: Educação: Greve de professores termina após 77 dias
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.