São Paulo, segunda-feira, 22 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tubarão ataca caminhoneiro em Recife

Ele nadava em uma área de risco sinalizada na praia da Boa Viagem quando foi mordido na perna e na coxa esquerdas

Incidente foi 48º registrado em Pernambuco desde 1992 e o segundo deste ano; 17 pessoas morreram no Estado após ataque do peixe

FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

Um tubarão atacou ontem o caminhoneiro Rogério Antonio de Carvalho, 33, na praia de Boa Viagem, em Recife (PE). A vítima foi mordida na perna e na coxa esquerdas, quando nadava a cerca de 30 metros da areia.
Carvalho gritou por socorro e foi ajudado por dois banhistas. Levado por policiais ao Hospital da Restauração, ele foi submetido a uma cirurgia e está em recuperação. Seu estado de saúde era considerado estável.
O ataque -o 48º registrado em Pernambuco desde 1992, com 17 mortes- aconteceu às 11h30, em frente a uma praça conhecida como segundo jardim. Fazia sol e havia várias pessoas no local.
O caminhoneiro nadava em um trecho de mar aberto, sem arrecifes, em uma área de risco sinalizada pelos bombeiros. A maré estava alta, o que facilita a aproximação dos tubarões.
Segundo o porteiro Ronaldo Rocha, que trabalha em um prédio em frente ao local do incidente, houve tumulto entre os banhistas quando a vítima foi retirada do mar sangrando.
Médicos que atenderam Carvalho disseram que o ataque provocou "lesões extensas" na coxa e na perna da vítima. Houve exposição muscular e rompimento de vasos. A cirurgia para a reconstituição dos tecidos durou cerca de duas horas e meia.

Causas dos ataques
O caminhoneiro foi o segundo atacado por tubarões neste ano. O primeiro caso ocorreu em abril e envolveu também um motorista de caminhão, o catarinense José Evair Pereira, 35, que sobreviveu.
Estudos realizados pela Universidade Federal Rural de Pernambuco revelaram que os tubarões-tigre e cabeça-chata, duas das espécies mais agressivas do mundo, são os responsáveis pelos ataques no Estado.
As pesquisas apontaram que a interferência humana no ambiente é uma das prováveis causas da presença dos animais em parte do litoral pernambucano.
A construção do porto de Suape (30 km ao sul de Recife) alterou um dos pontos de reprodução dos predadores, no estuário do rio Jaboatão.
Os dejetos despejados pelos navios em alto mar também atraem os tubarões até a orla do Estado.


Texto Anterior: Memória: Colégio abrigou revolucionários paulistas em 32
Próximo Texto: Rio de Janeiro: Acidente com lanche deixa um morto em Angra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.