São Paulo, sexta-feira, 22 de maio de 2009

Texto Anterior | Índice

RIO PARAÍBA DO SUL

Empresas terão de pagar multa por poluir rio

DA SUCURSAL DO RIO

A Justiça Federal em Campos (RJ) condenou 17 réus -Indústria Cataguazes de Papel e Indústrias Matarazzo de Papéis, entre outros- a pagarem indenização de R$ 170 milhões pelo acidente que poluiu o rio Paraíba do Sul em 2003.
Eles têm até o dia 29 para depositar o valor, que será usado para recuperar o rio e indenizar as famílias afetadas. Se o pagamento não for feito, haverá multa de 10%. Os condenados ainda podem recorrer da decisão.
O processo começou depois que mais de 500 milhões de litros de uma substância poluente vazaram da barragem da Cataguazes e afetaram o rio Paraíba do Sul, que abastece mais de 20 milhões de pessoas em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O acidente causou falta de água e mortandade de peixes e outros animais.
Os réus já haviam sido condenados pela 2ª Vara Federal de Campos em 2007, mas recorreram. Embora o processo não tenha terminado, a Justiça mandou expedir os mandados de pagamento.


Texto Anterior: Fani Lerner (1945-2009): Uma primeira-dama engajada em trabalhos sociais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.