São Paulo, quarta-feira, 22 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MUDANÇA DE ESTAÇÃO

Defesa Civil emitiu alerta para sete Estados e o Distrito Federal

Temperatura deve ter forte queda

DA FOLHA ONLINE
DA AGÊNCIA FOLHA
DA SUCURSAL DO RIO


A temperatura deve cair de forma brusca até sexta-feira na maior parte do centro-sul do país, alertou ontem a Sedec (Secretaria Nacional de Defesa Civil). O comunicado foi enviado ao Distrito Federal, a Goiás, a Minas Gerais, a Mato Grosso e a Mato Grosso do Sul.
A previsão é que as temperaturas mínimas, normalmente registradas durante a madrugada, varie de 4C (nas regiões altas de Minas) a 17C (Mato Grosso).
Alerta semelhante foi repassado aos órgãos de Defesa Civil do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul ontem. A região Sul pode voltar a ter temperaturas abaixo de 0C, geadas e mar agitado, com riscos principalmente para barcos pequenos.
Ontem, termômetros da região Sul já caíram abaixo de 0C, e houve geadas durante a madrugada. Foi o primeiro dia do inverno, que começou às 3h46.
No Rio Grande do Sul, a mínima foi de -2,8C, em São José dos Ausentes. Em Porto Alegre, a mínima registrada foi 7,7C.
A massa de ar polar deve manter as temperaturas baixas até o final da semana, com geada. Depois, haverá chuvas esparsas. A mínima prevista para hoje é de -1C; a máxima, de 18C.
Em Santa Catarina, uma massa de ar frio e seco também provocou queda nas temperaturas. São Joaquim teve -1,3C.
Ao menos nove cidades catarinenses amanheceram cobertas de flocos de gelo. A geada teve maior intensidade em Lages, cidade próxima à divisa com o Rio Grande do Sul.
Segundo meteorologistas, a previsão é um "inverno não rigoroso", com períodos de temperaturas elevadas.

Sudeste
Em São Paulo, a frente fria que atingiu Santos na madrugada de anteontem provocou ressaca na Ponta da Praia. O mar chegou a invadir uma pista da avenida da orla, e a prefeitura precisou interditar o trecho por três horas.
Na cidade de São Paulo, a temperatura mínima registrada pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) ontem foi 13,5C.
O Rio amanheceu com tempo frio, chuva, ventos fortes e neblina. O aeroporto Santos Dumont (centro) ficou fechado por uma hora. Os vôos de São Paulo foram transferidos para o aeroporto internacional Tom Jobim (zona norte). Por causa das pistas escorregadias, houve vários acidentes de trânsito no Rio.


Texto Anterior: Espaço na região da Luz virou estacionamento
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.