São Paulo, domingo, 22 de julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Indústria quer estimular café para crianças

DA REDAÇÃO

Uma campanha elaborada por associações da indústria do café, em parceria com o governo federal, quer resgatar nas crianças o hábito de tomar café. Entre os objetivos, está a inclusão da bebida na merenda escolar.
A iniciativa recebe suporte das pesquisas do professor Darcy Lima, 50, do Instituto de Neurologia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Elas mostram que substâncias presentes no café bloqueiam o desejo de autogratificação, que leva, muitas vezes, o jovem a consumir drogas.
Os estudos de Lima revelam ainda que o hábito de tomar café pode melhorar o desempenho escolar da criança e seu humor.
Apesar de afirmar que a ingestão diária de café não fará mal às crianças, Ary Lopes Cardoso, 57, chefe do grupo de nutrição da Faculdade de Medicina da USP, diz que a bebida poderia ser substituída por alguma outra mais nutritiva.
"Se na hora do lanche a criança comer pão e tomar um copo de leite, vai ser melhor." Além disso, diz, alimentos que contêm estimulantes -no caso, cafeína- podem gerar dependência.
Darcy afirma que "o café não é só cafeína". Ele espera que o café com leite substitua os refrigerantes na dieta de crianças e jovens. "É inadmissível permitir que a criança se alimente de refrigerantes, que também têm cafeína e gera efeitos como cáries e obesidade." (LWS)




Texto Anterior: Saúde: Energético pode dar final ruim à festa
Próximo Texto: Estudante tomou guaraná demais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.