UOL


São Paulo, terça-feira, 22 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poeta Guilherme de Almeida criou serviço

MARIA EDUARDA GUIMARÃES
DO BANCO DE DADOS

O escritor e poeta Guilherme de Almeida (1890-1969), em uma viagem a Montevidéu, em 1937, precisou de uma informação e a obteve através de um serviço por telefone. Seis anos mais tarde, como um dos diretores da Empresa Folha da Manhã -que então publicava os jornais "Folha da Manhã" e "Folha da Noite", que originaram esta Folha-, o escritor sugeriu a implantação de um serviço similar, idéia que foi recebida com um certo ceticismo pelo então proprietário das "Folhas", Octaviano Alves Lima (1883-1972).
O serviço foi instalado no mesmo endereço onde funcionava o jornal, na rua do Carmo, número 39. Fornecia gratuitamente a hora certa, o serviço de despertador e o horário dos trens, das 7h às 23h. Trabalhavam seis moças em três troncos telefônicos, instalados numa saleta debaixo das escadas.
Os telefones começaram a tocar em uma frequência que superou as expectativas. Em 1949, com mais atendentes, o serviço acompanhou a transferência do jornal para a alameda Cleveland e passou a ter dez troncos telefônicos.
Com a mudança do jornal para a alameda Barão de Limeira, em 1953, quando completou dez anos, o Folha Informações passou a ter 25 informantes -todas do sexo feminino, em sua maioria secundaristas ou universitárias.
O movimento diário foi se elevando, até superar as 12 mil ligações por dia, em 1957. Respondia a consultas telefônicas sobre os mais variados temas. Dispunha de arquivo próprio, enciclopédias, guias, mapas e dicionários.

Fama e trotes
Nas décadas de 50 e 60, o Folha Informações era tão conhecido em São Paulo como o restaurante Gigetto ou o cine Metrópole.
O serviço, em 1962, tinha até quadro semanal apresentado na TV Excelsior, dentro do programa "Ultralar das 2 às 4", no qual era feito um retrospecto das perguntas mais curiosas, sugestivas ou difíceis feitas ao serviço.
Quando completou 20 anos, em 1963, o Folha Informações registrou o atendimento de 1.093.946 consultas. Só 290 ficaram sem resposta. E nem sempre eram perguntas fáceis. Exemplos: Qual é a flor-símbolo da Hungria? Quanto dura a vida de uma pulga? Qual é a produção diária de leite de uma baleia em fase de lactação?
E, entre os inevitáveis trotes, a questão: "Com quantos paus se faz uma canoa?".
Em 1968, o tradicional número do serviço, 52-6161, foi alterado, o que ocasionou uma queda de 50% na procura.
Durante os anos 70, dois terços das consultas foram feitas por estudantes. Em 1986, quando respondeu a 623.637 ligações, 19% referiam-se a assuntos científicos.
Em 1992, o serviço de atendimento do Folha Informações, nos moldes em que foi originalmente concebido, foi suspenso. Mas a marca havia cumprido seu papel de fortalecer a credibilidade do jornal perante a população.

Retorno
Em 7 de abril de 1993, o Folha Informações foi retomado como um serviço jornalístico automatizado 24h por dia. O primeiro serviço, gratuito, foi o Disque Plebiscito, sobre forma e sistema de governo a serem votados.
Ainda naquele ano surgia o primeiro serviço cobrado, o "Disque Simão", no qual era possível ouvir crônicas do colunista José Simão. Nos cinco meses em que ficou no ar, o serviço foi acionado 13.687 vezes.
Por ocasião da 22ª Bienal de São Paulo, em 1994, o Folha Informações lançou o Arte por Fax, através do qual 11 trabalhos, três deles criados especialmente para o serviço, eram enviados via fax aos usuários, com informações básicas sobre o artista.

Marchinha
Nas eleições de 1998, um simpático serviço foi ao ar: a audição de músicas de campanha históricas. Entre elas, a marchinha carnavalesca "Ai seu Mé" (1922), apelido do presidente Arthur Bernardes.
O recorde de audiência em um só dia foi registrado em 15 de fevereiro de 2001, com 20.428 ligações. Canções de participantes do Rock in Rio 3 foram a atração.
Em agosto de 2001, o serviço passou a operar com o número geral 3471-4000, a partir do qual se tem acesso à programação. Um dos serviços mais requisitados é o Folha Informações Dólar, que fornece cotações desde 1983.


Texto Anterior: Imprensa: Folha Informações completa 60 anos
Próximo Texto: Panorâmica - Violência: Baleada, grávida dá à luz e morre em seguida; criança está em estado grave na UTI
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.