São Paulo, domingo, 22 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Terremoto atinge divisa do Acre e Amazonas

Edificações da região não foram afetadas; abalo alcançou 6,1 graus na escala Richter, que vai de zero a nove

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE

Um terremoto de 6,1 graus na escala Richter, que vai de zero a nove, na divisa dos Estados do Acre e Amazonas foi registrado ontem pela USGS (Sociedade de Geografia dos Estados Unidos, na sigla em português). Segundo a Defesa Civil do Acre, o abalo ocorreu na quarta-feira passada, durante a madrugada.
"Foi sentido nos municípios do alto [norte] do Acre, mas não teve nenhuma conseqüência nas edificações. Foi só o abalo mesmo", disse o chefe de operações da Defesa Civil do Acre, capitão Carlos Batista da Costa.
A uma profundidade de 632,9 km, o terremoto ocorreu a 165 km de Cruzeiro do Sul (AC), cidade com cerca de 68 mil habitantes, e a 452 km de Rio Branco, capital do Acre, que tem 253 mil moradores.
De acordo com a USGS, o terremoto foi registrado ontem às 9h27 (horário local).
A reportagem não conseguiu contato ontem no Observatório Sismológico da UnB (Universidade de Brasília), que monitora abalos sísmicos no Brasil.
O maior terremoto já registrado em território brasileiro ocorreu no norte de Mato Grosso em 1955, atingindo 6,6 graus na escala Richter.
De acordo com a Defesa Civil do Acre, ontem não foi perceptível qualquer abalo sísmico em Cruzeiro do Sul e Rio Branco. Moradores, no entanto, afirmam que perceberam um terremoto durante a madrugada de quarta-feira.
"O pessoal que estava acordado sentiu as casas tremerem, mas não houve registro [de danos ou feridos]", afirmou o sargento do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul Ivan Rocha de Almeida.
"Teve até o caso de um soldado que foi para casa ver se tinha acontecido alguma coisa", disse o policial militar voluntário Lucineidio Bezerra da Silva. (HUDSON CORRÊA)


Texto Anterior: Há 50 anos
Próximo Texto: Caxias do Sul: Tentativa de roubo deixa três assaltantes mortos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.