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Universidades tentam manter "grife"
DA REPORTAGEM LOCAL
Além da USP, universidades
públicas como a Unicamp, a
UFMG e a UnB estabeleceram diretrizes para parcerias e a realização de cursos de extensão a fim de
manter a marca das instituições.
Algumas delas não aceitam fazer, por exemplo, parcerias com
empresas de treinamento privadas na oferta de cursos cobrados,
como a UFMG e a UnB.
Em alguns casos, há a exigência
de uma porcentagem mínima de
professores da universidade para
dar aula nesses cursos, como forma de garantir a qualidade.
Essa questão começou a ser discutida nos campi com mais ênfase
nesta década, quando, com a crise
de financiamento das instituições
públicas de ensino superior, empresas de treinamento e outras
instituições passaram a procurar
as universidades para se associar
na oferta de cursos.
No mês passado, a Folha mostrou um exemplo desse tipo de associação, envolvendo a empresa
de treinamento privada WorkPlus e o CEC (Centro de Ensino de
Computação do Instituto de Matemática da USP).
A WorkPlus organizou dois
cursos com o CEC, utilizando as
instalações ociosas do IME (Instituto de Matemática da USP) aos
sábados. No folheto de propaganda, ao lado do logotipo da WorkPlus foi colocado também a marca do CEC e do IME.
Os professores de administração de pessoal e gestão empresarial (temas dos cursos), no entanto, eram da WorkPlus.
Após ser informado de que a
WorkPlus estava usando o logotipo do IME nos folhetos, apesar de
nenhum professor do instituto
dar aula no curso, o diretor do
CEC, Alan Durham, afirmou que
os alunos que se sentissem enganados poderiam pedir o dinheiro
de volta.
O CEC garante a qualidade das
aulas de informática e que o conteúdo da área de administração é
de responsabilidade da WorkPlus, de acordo com Durham.
Antes do início do curso, o diretor do CEC afirmou que "avaliou
o conteúdo e o currículo das aulas
oferecidas pela WorkPlus e considerou de qualidade."
Com as diretrizes que serão traçadas por professores da USP, os
folhetos e propagandas de cursos
como esses terão que explicar de
forma mais clara onde começa e
onde termina a responsabilidade
da universidade.
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