São Paulo, domingo, 22 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COUNTRY LIGHT

Público do tradicional evento de Barretos (SP), que entra hoje no 4º dia, troca o figurino em busca de conforto

Tênis substituem botas em festa do peão

MARCELO TOLEDO
DA FOLHA RIBEIRÃO

Quem ainda acha que o público da 49ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, que entra em seu quarto dia hoje, usa camisa xadrez, roupa de franja, cintos com fivelões e botas de bico fino vai ter que rever seus conceitos.
Esse tipo de "uniforme" está em baixa na cidade. A moda para as mulheres é blusinha decotada, mesmo à noite, chapéu e... tênis country! O calçado não abandona totalmente as características sertanejas, mas está longe de parecer as tradicionais botas dos peões.
Já os homens trocaram as camisas xadrez por camisetas brancas ou de tons e inscrições variadas. Muitos substituíram o tradicional chapéu por boné. Como acessório obrigatório para todos, o celular.
A mudança tem dois motivos, segundo o público da festa -conforto e popularização do rodeio. A maioria diz que é desconfortável ficar horas e horas com botas apertando os pés.
"O rodeio popularizou e passou a ser de todos, o que significa que cada um fica na sua, sem problema algum", afirmou o advogado carioca Bruno Guerra, 26, que está com amigos no camping de solteiros da Festa do Peão.
Ele é um dos que trocaram as camisas por camisetas. "Branca é a cor de sempre, que combina com tudo. Se eu sentir frio, jogo um jaquetão por cima e pronto", disse. A liberdade no jeito de se vestir não significa que vale tudo no rodeio. Calças masculinas justas demais ou minissaias são consideradas excessos na terra batida do Parque do Peão.
"A pior coisa que existe é bota com bico fino", disse Alessandra Costa, 22, de Sertãozinho (SP), que desfilava pelo estádio de rodeios com uma blusinha verde.
Alessandra e a amiga Priscilla Ribeiro, 27, de Ribeirão Preto, usavam tênis country.
"Não gosto de botas, porque acho um desperdício comprar uma só para usar aqui em Barretos, uma vez por ano", disse o estudante Guilherme Soares de Medeiros, 33, de Guarulhos (SP).
Parte dessa mudança se deve aos próprios artistas ditos sertanejos, como Daniel, Zezé Di Camargo & Luciano e Chitãozinho & Xororó, que há tempos deixaram de lado as roupas de franja para aderir aos ternos e cortes de cabelo modernos.
Resta ver se a dupla que se apresenta hoje, Gian & Giovanni, vai de figurino novo ou à moda antiga. Os shows começam às 21h, no estádio de rodeios, e incluem apresentação do cantor Alexandre Pires, mas o desfile dos modelitos começa às 10h, quando já estará aberta a feira e o Rancho do Peãozinho.


Texto Anterior: Redução de danos enfrenta críticas
Próximo Texto: Gilberto Dimenstein: Estão seqüestrando até "flanelinha"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.