São Paulo, quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SERRA DO CIPÓ

Incêndio em área de proteção destrói 6% de parque em MG

RENATA BAPTISTA
DA AGÊNCIA FOLHA

Um incêndio no Parque Nacional da Serra do Cipó, em Santana do Riacho (90 km de Belo Horizonte), já destruiu entre 2.000 e 2.500 hectares, cerca de 6% dos 33.800 hectares do local (um hectare equivale a 10 mil m2). A área de preservação ambiental da reserva foi atingida. Até ontem, o fogo não havia sido debelado.
Desde a tarde de domingo, o Corpo de Bombeiros, equipes do Instituto Estadual de Florestas, do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) e voluntários têm trabalhado para conter o fogo. Quatro aviões e um helicóptero ajudavam na operação ontem.
O chefe-substituto do parque, Edward Elias Júnior, disse que o incêndio provavelmente foi provocado por criadores de gado que colocam fogo em áreas vizinhas à reserva para formar pastos.
Segundo ele, há informações de que um homem estaria ateando fogo criminalmente no parque. A Polícia Ambiental o procura.
Ele afirmou também que a fauna e flora da região estão comprometidas.
Segundo o chefe do parque, os animais -sobretudo répteis- não conseguem fugir e acabam morrendo.

Texto Anterior: CPI pode investigar arremetida de Airbus em Porto Alegre
Próximo Texto: Seminário vai abordar leitura entre os jovens
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.