São Paulo, domingo, 22 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Morador que errar na segurança paga cerveja

Método foi criado por membros de república

DA ENVIADA A SÃO CARLOS

Com 18 moradores, a maior república de São Carlos, a Várzea, tem três anos e nunca foi assaltada.
O esquema de segurança foi pensado estrategicamente: cabe aos calouros a tarefa de checar se portas e portões estão devidamente trancados e se o alarme e a cerca elétrica estão ligados.
"Temos que ter um esquema organizado para garantir que todos estejam seguros. São 18 moradores, fora os agregados, que são os amigos e namoradas. A circulação de gente é intensa o tempo inteiro, então pegamos no pé para manter a ordem", disse Daniel Rodrigues, 22, aluno de engenharia da USP.
Ainda assim, Gustavo Ronan Soares, 20, que cursa engenharia elétrica também na USP, disse que todos redobraram os cuidados após a onda de assaltos às repúblicas de amigos.
"Ficamos muito preocupados e assustados com essa violência. Cobramos uns dos outros atenção para evitar que algo aconteça aqui."
Os nove moradores da república Taj Mahal, que já foi assaltada, bolaram um esquema para garantir a segurança da casa.
Júlio Felipe Almeida Valenzuela, 19, estudante de engenharia de produção, disse que os moradores criaram uma técnica para punir aquele que, por exemplo, não lembrar de trancar a porta ou de ligar o alarme.
"Temos uma espécie de placar onde marcamos as faltas de cada um dos moradores. No final do mês, aquele que tiver cometido mais infrações tem que pagar um engradado de cerveja para o resto da casa. Foi um jeito divertido, mas eficiente para que todos prestem atenção", disse Valenzuela.
Segundo a polícia, cuidados básicos podem garantir a segurança dos estudantes. Manter as portas e portões trancados, deixar uma chave com cada um dos moradores da república e verificar o movimento externo antes de entrar ou sair de casa são algumas das dicas da polícia para evitar ser a próxima vítima.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Grupos diversos roubaram as casas, diz polícia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.