São Paulo, domingo, 22 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

PUC

Universidade faz evento para relembrar invasão de policiais ocorrida há 25 anos
Hoje é o 25º aniversário da invasão, durante o regime militar, de policiais à PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica). Na operação, liderada pelo então secretário estadual de Segurança, o vereador Erasmo Dias (PPB), três estudantes sofreram queimaduras provocadas por bombas "de efeito moral".
Não está marcada nenhuma solenidade especial para hoje, mas o Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais da universidade organiza amanhã, às 19h30, uma mesa de discussão para relembrar o acontecimento.
"Ia passar em branco", disse o professor Antonio Rago Filho, do Núcleo de Estudos de História: Trabalho, Ideologia e Poder. Segundo ele, o evento será realizado para resgatar esse momento da ditadura militar e discutir o papel das universidades diante das atuais demandas sociais.
Foram convidados para participar o jurista Dalmo Dallari, o arcebispo de São Paulo, dom Cláudio Hummes, o arcebispo emérito de São Paulo, dom Paulo Evaristo Arns, entre outros.
Na noite de 22 de setembro de 1977, policiais invadiram a faculdade, onde se realizava o 3º Encontro Nacional dos Estudantes, que tentava reorganizar a UNE (União Nacional dos Estudantes). Cerca de 700 pessoas foram detidas, arquivos da faculdade foram destruídos e salas de aulas e equipamentos, depredrados. (DA REPORTAGEM LOCAL)


Texto Anterior: Bicicletas: Passeio marca início da primavera
Próximo Texto: Piracicaba: Exame verifica febre maculosa em campus
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.