São Paulo, Quarta-feira, 22 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE
Ministério vai enviar 20 técnicos a SP para averiguar falha no atendimento de doentes com câncer
Rede pública de SP sofrerá auditoria

PRISCILA LAMBERT
da Reportagem Local

O Ministério da Saúde vai enviar 20 técnicos a São Paulo para realizar uma auditoria no sistema público de saúde que atende pacientes com câncer. A operação deve começar no início de janeiro.
A decisão foi anunciada ontem por Benedito Nicotero, assessor especial do ministro José Serra (Saúde), e é baseada em uma reportagem publicada ontem pela Folha, que revela a dificuldade de pacientes com câncer em conseguir atendimento em hospitais do Estado.
O ministério pretende estender a auditoria também a outros Estados. "A matéria mostra uma situação que pode estar ocorrendo no Brasil todo. Não podemos esperar muito para ter um diagnóstico desse quadro", diz Nicotero.
A reportagem de ontem mostrou o caso do aposentado Edmundo Amorim Durando, 68, que, após aguardar meses por atendimento, obteve na Justiça, na semana passada, uma liminar que obriga o Estado a realizar uma cirurgia imediata para a retirada de um câncer na bexiga, descoberto em janeiro deste ano.
Para apurar as irregularidades, o Ministério Público de São Paulo instaurou inquérito em julho, reunindo denúncias de doentes com dificuldades para marcar consultas e que aguardam até mais de cinco meses para serem submetidos a cirurgias.
Segundo Nicotero, o ministério vai submeter técnicos e enfermeiros a um treinamento antes de enviá-los a São Paulo, onde devem visitar todos os hospitais cadastrados que oferecem tratamento de câncer.
Para ele, a deficiência no atendimento desses pacientes pode ter "uma salada de fatores", que inclui desde a deficiência na administração dos hospitais até o excesso de demanda, já que muitos doentes saem de seus Estados para serem atendidos em centros de referência de São Paulo.
Parte da equipe de auditores serão recrutados da rede federal e de outros Estados. "Esperamos que a Secretaria de Estado da Saúde nos forneça pessoal para auxiliar na auditoria."
O secretário-adjunto da Saúde, José Carlos Seixas, informou que a secretaria, por intermédio da Fundação Oncocentro, já vem fazendo um grande levantamento "para aprimorar o atendimento oncológico no Estado".
"Agora, com a proposta do ministério, vamos somar os esforços", diz.


Texto Anterior: Abastecimento: Obra fecha rua e deixa 100 mil sem água
Próximo Texto: Previsão do trânsito: Bela Cintra tem trecho interditado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.