São Paulo, domingo, 22 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mudanças radicais ou definitivas são condenadas

DA REPORTAGEM LOCAL

Nada de mudanças radicais e cores "chapadas". Para dermatologistas e cabeleireiros, o disfarce dos fios brancos, se for desejado, tem de ser gradual. Melhor ainda se a mudança não for definitiva, feita com xampus tonalizantes.
Segundo o cabeleireiro Marcelo Comino, do salão Jacques e Janine/West Plaza, de São Paulo, as "luzes invertidas" são uma das saídas para homens que querem de volta a cor -na verdade, um pouco dela. No procedimento, o cliente veste uma touca e alguns fios, puxados por meio de pequenos furos, são tingidos de tonalidade próxima à original. "Dá uma suavizada. Os homens estão mais vaidosos e têm procurado o método." O cantor Roberto Carlos, por exemplo, utiliza a técnica.
Nos retoques, que têm de ser feitos mensalmente, é possível tingir sempre as mesmas mechas, controlando o escurecimento.
Um dos maiores problemas do tingimento em homens é o excesso de lavagens. O xampu diário, costume masculino, rapidamente desbota os fios coloridos, que podem ganhar o temido tom acaju. Já estão no mercado colorações específicas para a tintura em homens, mais resistentes e com pigmentos esverdeados, que "quebram" o vermelho.
Segundo o cabeleireiro Júlio Crepaldi, do salão Galeria de São Paulo, mudanças de cor constantes, em cabelos masculinos e femininos, têm de ser evitadas, pois danificam os fios. Para ele, cabelos totalmente brancos exigem um reforço do "estilo", como um corte moderno. "Combina também com pele bronzeada. A pessoa fica com cara de dono de iate", brinca Crepaldi.
O funcionário público Fernando Monteiro, 39, ganhou os primeiros fios brancos aos 18. "Nunca tive problema. E meu cabelo é super elogiado", diz. "Uso só um xampu para tirar o amarelado."
A fase inicial de crescimento dos fios brancos -quando eles estão mais rebeldes- pode ser domada com produtos do tipo "leave-in" (sem enxágue), à base de silicone, ou com cremes ativados pelo calor do secador. (FL)


Texto Anterior: Saúde: Cabelos brancos nascem mais fortes
Próximo Texto: Entrevista: Brasileiro quer difundir método mãe-canguru
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.