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TELEFONIA
Gravações que informam novos telefones duram 15 dias; procedimento fere contrato
Anatel manda Telefônica ampliar serviço
FERNANDO GODINHO
da Sucursal de Brasília
A Anatel (Agência Nacional de
Telecomunicações) encaminhou
um ofício à Empresa Telefônica
exigindo que a concessionária
mantenha por 60 dias a interceptação de ligações destinadas a assinantes que tiveram seu número de
telefone alterado.
Se não cumprir a determinação,
a Telefônica (antiga Telesp) poderá ser punida pela Anatel. A sanção varia de advertência a multa
de até R$ 30 milhões.
No começo deste mês, a Folha
informou que a operadora vem
mantendo as gravações por 15 ou
30 dias. Em alguns casos, o serviço
não chegou a ser oferecido.
O prazo de 60 dias está previsto
no Plano de Metas de Qualidade,
ao qual estão submetidas todas as
32 operadoras de telefonia fixa do
país. O descumprimento desse
prazo, segundo a própria Anatel,
caracteriza quebra de contrato entre a operadora e o usuário.
Pelos contratos de concessão, as
operadoras podem ser multadas
em até R$ 30 milhões no caso de
violação dos direitos dos usuários.
Uma advertência -sanção mais
provável na primeira infração-
funcionaria como agravante para
eventuais punições posteriores.
A Telefônica justificou o descumprimento da meta alegando
não possuir terminais disponíveis
para oferecer o serviço a todos os
assinantes pelo prazo regular. Segundo a empresa, muitos telefones estão sendo alterados para
permitir a expansão da rede.
A partir de segunda-feira, a Anatel vai se reunir com as 32 operadoras de telefonia fixa do país para
discutir o andamento das metas de
qualidade e de universalização definidas para 1998 e 1999. Possíveis
punições só serão divulgadas após
o dia 5 de fevereiro.
Telerj
A Anatel também está disposta a
punir a Telerj pela demora na entrega de terminais vendidos por
planos de expansão já vencidos.
Segundo as metas da operadora
referentes ao mês passado, ela deveria ter 10.118 planos de expansão
vencidos e não entregues. Mas esse número chegou a 119.820 (ou
1.084% acima da meta).
"Isso é um desrespeito ao assinante, que não está vendo seus direitos respeitados", disse o presidente interino da Anatel, Luiz
Francisco Tenório Perrone.
A Telerj assumiu o compromisso com a Anatel de entregar todos
os planos vencidos até o mês que
vem, mas poderá adiar essa entrega para maio. "A Telerj terá de explicar por que esticou esse prazo",
disse Perrone. A empresa também
poderá sofrer uma simples advertência ou ser multada em até R$ 30
milhões.
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