São Paulo, domingo, 23 de fevereiro de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VIOLÊNCIA
Adolescentes que ficaram internados na Febem, em São Paulo, assistem filme e consideram justa retaliação apresentada no cinema
Infratores apóiam vingança em `Sleepers'

ANDRÉ LOZANO
da Reportagem Local

Adolescentes infratores que passaram pela Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor), em São Paulo, consideram justo o desejo de vingança dos quatro personagens do filme ``Sleepers'', que são mandados para um reformatório e lá são violentados e espancados por monitores da instituição.
Na última quinta-feira, três menores infratores, que já deixaram a Febem, assistiram o filme a convite da Folha.
``Sleepers'' conta a história de quatro adolescentes de Nova York que cometem uma infração e são levados a um reformatório.
Quando adultos, dois deles matam um dos monitores que os submetia a violências e humilhações constantes dentro da instituição.
``Eu faria o mesmo que os personagens do filme -me vingaria'', disse S.H.B., 17, que passou duas vezes pela Febem.
``Eu não perdoaria o funcionário que abusasse de mim'', disse K.S.C. 17, que foi encaminhado pela primeira vez à Febem, em 1993, por tráfico de drogas. A segunda, por roubo, em 94, e a última, por tentativa de homicídio, em 96.
No entanto, os dois e o infrator A.B., 17, dizem que não alimentam desejo de vingança em relação aos funcionários da Febem porque, ao contrário do filme, não foram vítimas de ``tanta brutalidade''.
``Os casos de abuso sexual existem, mas ocorrem entre os próprios internos, geralmente entre os acusados de estupro e de maltratar suas mães'', contou A.B., 17, apreendido pela primeira vez em 92 por roubo e a segunda, em 95, por briga.
Segundo eles, alguns monitores da Febem cometem violência física, mas, diferentemente do filme, não deixam marcas. ``Eles têm medo que a gente denuncie. Por isso, aplicam castigos que não deixam vergões, como deixar o garoto horas com as mãos para trás, apoiando o peso do corpo na cabeça, encostada em uma parede.''


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1996 Empresa Folha da Manhã