São Paulo, sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Metrô é liberado para bicicletas aos finais de semana

Medida, que também vale para trens, determina que ciclistas viajem nos últimos vagões e não utilizem escadas rolantes

Também fica proibido que os usuários montem nas bicicletas nos locais; secretário defende abertura durante o resto da semana


DA REPORTAGEM LOCAL

Os ciclistas profissionais e amadores podem, a partir de amanhã, entrar com bicicletas nos trens do metrô e da CPTM -aos sábados, das 15h às 20h, e aos domingos e feriados, das 7h às 20h. A iniciativa facilita o acesso dos esportistas a parques e ciclovias, mas ainda não incentiva o uso diário da bicicleta como meio de transporte durante a semana.
De acordo com as normas para sua circulação, os ciclistas deverão entrar somente no último vagão e não podem usar as escadas rolantes e elevadores. Além disso, não podem montar nas bicicletas enquanto estiverem nas estações.
Menores de 12 anos devem estar acompanhados por um dos pais ou responsável, que se encarregará de levar a bicicleta.
Os usuários sem bicicletas continuam com prioridade no transporte e devem entrar primeiro nos vagões.
O anúncio foi feito na madrugada de sábado de Carnaval, em pleno sambódromo, pelo governador José Serra (PSDB). "Eu sou particularmente favorável ao uso de bicicletas. Bicicleta polui menos e leva as pessoas mais rapidamente. Permitir a bicicleta no metrô significa levar a bicicleta para outro lugar e andar nesse outro lugar ou voltar para casa", disse.
Segundo Serra, a idéia foi da vereadora Sônia Francine, a Soninha (PT). A permissão é baseada em experiências adotadas nos metrôs de cidades como Nova York, Berlim, Madri e Rio de Janeiro.
Segundo o secretário Eduardo Jorge (Verde e Meio Ambiente), a iniciativa é importante. Ele espera que em breve aconteça a liberação das bicicletas durante a semana.
"Pedimos há dois anos que isso fosse implementado. Em todas as cidades do mundo que tentaram, deu certo." Ele diz que as estações precisam, ainda, instalar bicicletários.


Texto Anterior: Metrô: Definição de nome demora, diz secretário
Próximo Texto: Cobrança: Zona Azul no Ibirapuera começa na 2ª
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.