São Paulo, terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Ex-alunos se unem para salvar Liceu Coração de Jesus da cracolândia

JAMES CIMINO
DA REPORTAGEM LOCAL

Ex-alunos do Liceu Coração de Jesus, que em junho completará 125 anos, mobilizam-se para salvar o colégio onde estudaram figuras ilustres como Monteiro Lobato e Grande Otelo.
Batizado de "Viva Liceu", o movimento agrega profissionais de áreas como direito, engenharia, administração e publicidade para traçar estratégias contra a degradação da instituição que, cercada por usuários de crack, vem perdendo alunos em massa, conforme revelou reportagem da Folha em outubro.
A demanda por novas matrículas caiu tanto que os padres salesianos, que mantêm o liceu, decidiram fechar neste ano as turmas para estudantes do ensino médio.
Com a ajuda de Grande Otelo, ou melhor, do teatro de 700 lugares que leva o nome do ator e que fica no colégio, o movimento de revitalização começa a ganhar força.
O primeiro passo é atrair público com oficinas culturais. Estão abertas as inscrições para aulas de técnica vocal, expressão corporal, dança de rua e violão. Coordenados pelo diretor teatral Luciano Mattos, os cursos custam R$ 80 e têm início previsto para a primeira semana de março.
Mattos conta que o teatro também deverá exibir peças adultas e infantis do circuito comercial, além de um projeto de teatro educativo com clássicos da literatura.
Para garantir a segurança dos frequentadores do teatro, o colégio oferecerá seu estacionamento interno e contratará uma empresa de segurança privada.
Michel Porcino, que estudou no liceu entre 1995 e 2001 e que coordena o movimento, diz que a próxima meta é ajudar a escola a conseguir 75 alunos para reabrir o ensino médio em 2011.
"Embora o ensino médio tenha fechado, o fundamental cresceu 15% neste ano. Esperamos que, no ano que vem, o médio também volte", espera Porcino.


Texto Anterior: Saiba mais: Cerca de 50 mil fizeram Enem sem ter ensino médio
Próximo Texto: Grupo "acerta", mas não leva prêmio da Mega
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.